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dc.creatorOliveira, Gabriela Pereira de-
dc.contributor.advisor1Pinto, Maryana de Souza-
dc.date.accessioned2023-08-30T19:13:11Z-
dc.date.available3000-01-01por
dc.date.issued2021-09-03-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Gabriela Pereira de. Biblioteca e praça cultural: bairro de Lourdes / Anápolis-GO. 2021. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Bacharel em Arquitetura e Urbanismo) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET - Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, GO, 2021.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1015-
dc.description.resumoLer possibilita ao indivíduo novas descobertas capazes de desenvolver e estimular a formação intelectual de modo dinâmico e criativo. A definição de leitura, de acordo com Silva (1991), é ''um ato de conhecimento, pois ler significa perceber e compreender as relações existentes no mundo.'' Através da leitura, o indivíduo adquire conhecimento com potencial de modificar a sua percepção e compreensão da realidade, atuando com mudanças no meio em que está inserido. Sob essa perspectiva, o hábito de ler é a sustentação e a base da valorização do livro e consequentemente da biblioteca. Esta confere o aprimoramento intelectual do indivíduo e também favorece o desenvolvimento coletivo da sociedade, ao passo que disponibiliza recursos para resgatar e promover a cidadania. Em decorrência dessa constatação, os equipamentos públicos possuem o potencial de se tornarem pontos de referência na dinâmica urbana. Sendo assim, a biblioteca é um edifício articulador da cidade, uma vez que possibilita transformações sociais e urbanas significativas para seu entorno. De acordo com isso, a biblioteca tem a função de ser um espaço social e que proporciona mudanças expressivas na formação dos usuários. Como esclarece Milanesi (2003), além da função educativa, a biblioteca possui também a função cultural, pois oferece múltiplas possibilidades de leitura. Intrínseco a esse contexto, observa-se a necessidade de dar maior atenção e incentivo à leitura, e aos espaços que promovem e fomentam essa atividade, oferecendo recursos e meios que os tornem mais dinâmicos e atrativos. Dessa forma, a biblioteca funciona como um programa âncora que aglutina e possibilita múltiplos usos que fomentam a cultura, o saber e a interação. Em virtude dos aspectos mencionados, esse equipamento público educacional, cultural e recreativo inserido em um espaço caracterizado pela colaboração e interatividade, gera a qualificação e a valorização urbana. proporcionando funções acessíveis a todos os usuários, fortalecendo a convivência e a identidade da cultura local.por
dc.description.abstractLer possibilita ao indivíduo novas descobertas capazes de desenvolver e estimular a formação intelectual de modo dinâmico e criativo. A definição de leitura, de acordo com Silva (1991), é ''um ato de conhecimento, pois ler significa perceber e compreender as relações existentes no mundo.'' Através da leitura, o indivíduo adquire conhecimento com potencial de modificar a sua percepção e compreensão da realidade, atuando com mudanças no meio em que está inserido. Sob essa perspectiva, o hábito de ler é a sustentação e a base da valorização do livro e consequentemente da biblioteca. Esta confere o aprimoramento intelectual do indivíduo e também favorece o desenvolvimento coletivo da sociedade, ao passo que disponibiliza recursos para resgatar e promover a cidadania. Em decorrência dessa constatação, os equipamentos públicos possuem o potencial de se tornarem pontos de referência na dinâmica urbana. Sendo assim, a biblioteca é um edifício articulador da cidade, uma vez que possibilita transformações sociais e urbanas significativas para seu entorno. De acordo com isso, a biblioteca tem a função de ser um espaço social e que proporciona mudanças expressivas na formação dos usuários. Como esclarece Milanesi (2003), além da função educativa, a biblioteca possui também a função cultural, pois oferece múltiplas possibilidades de leitura. Intrínseco a esse contexto, observa-se a necessidade de dar maior atenção e incentivo à leitura, e aos espaços que promovem e fomentam essa atividade, oferecendo recursos e meios que os tornem mais dinâmicos e atrativos. Dessa forma, a biblioteca funciona como um programa âncora que aglutina e possibilita múltiplos usos que fomentam a cultura, o saber e a interação. Em virtude dos aspectos mencionados, esse equipamento público educacional, cultural e recreativo inserido em um espaço caracterizado pela colaboração e interatividade, gera a qualificação e a valorização urbana. proporcionando funções acessíveis a todos os usuários, fortalecendo a convivência e a identidade da cultura local.por
dc.description.provenanceSubmitted by Sandra Barbosa (biblioteca.ccet@ueg.br) on 2023-08-30T18:41:59Z No. of bitstreams: 1 GABRIELA PEREIRA DE OLIVEIRA_TCC_ARQ.pdf: 25119100 bytes, checksum: ff5de812d541af5a4b072c9667a8e65e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sandra Barbosa (biblioteca.ccet@ueg.br) on 2023-08-30T19:13:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 GABRIELA PEREIRA DE OLIVEIRA_TCC_ARQ.pdf: 25119100 bytes, checksum: ff5de812d541af5a4b072c9667a8e65e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-30T19:13:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GABRIELA PEREIRA DE OLIVEIRA_TCC_ARQ.pdf: 25119100 bytes, checksum: ff5de812d541af5a4b072c9667a8e65e (MD5) Previous issue date: 2021-09-03eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentCampus Central - Sede Anapolis - CETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programArquitetura e Urbanismopor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectBibliotecas públicaspor
dc.subjectFunção da bibliotecapor
dc.subjectArquitetura de bibliotecaspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpor
dc.titleBiblioteca e praça cultural : bairro de Lourdes / Anápolis-GOpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopor
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo / CET - Monografia

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