???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1015
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Oliveira, Gabriela Pereira de | - |
dc.contributor.advisor1 | Pinto, Maryana de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-30T19:13:11Z | - |
dc.date.available | 3000-01-01 | por |
dc.date.issued | 2021-09-03 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Gabriela Pereira de. Biblioteca e praça cultural: bairro de Lourdes / Anápolis-GO. 2021. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Bacharel em Arquitetura e Urbanismo) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET - Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, GO, 2021. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1015 | - |
dc.description.resumo | Ler possibilita ao indivíduo novas descobertas capazes de desenvolver e estimular a formação intelectual de modo dinâmico e criativo. A definição de leitura, de acordo com Silva (1991), é ''um ato de conhecimento, pois ler significa perceber e compreender as relações existentes no mundo.'' Através da leitura, o indivíduo adquire conhecimento com potencial de modificar a sua percepção e compreensão da realidade, atuando com mudanças no meio em que está inserido. Sob essa perspectiva, o hábito de ler é a sustentação e a base da valorização do livro e consequentemente da biblioteca. Esta confere o aprimoramento intelectual do indivíduo e também favorece o desenvolvimento coletivo da sociedade, ao passo que disponibiliza recursos para resgatar e promover a cidadania. Em decorrência dessa constatação, os equipamentos públicos possuem o potencial de se tornarem pontos de referência na dinâmica urbana. Sendo assim, a biblioteca é um edifício articulador da cidade, uma vez que possibilita transformações sociais e urbanas significativas para seu entorno. De acordo com isso, a biblioteca tem a função de ser um espaço social e que proporciona mudanças expressivas na formação dos usuários. Como esclarece Milanesi (2003), além da função educativa, a biblioteca possui também a função cultural, pois oferece múltiplas possibilidades de leitura. Intrínseco a esse contexto, observa-se a necessidade de dar maior atenção e incentivo à leitura, e aos espaços que promovem e fomentam essa atividade, oferecendo recursos e meios que os tornem mais dinâmicos e atrativos. Dessa forma, a biblioteca funciona como um programa âncora que aglutina e possibilita múltiplos usos que fomentam a cultura, o saber e a interação. Em virtude dos aspectos mencionados, esse equipamento público educacional, cultural e recreativo inserido em um espaço caracterizado pela colaboração e interatividade, gera a qualificação e a valorização urbana. proporcionando funções acessíveis a todos os usuários, fortalecendo a convivência e a identidade da cultura local. | por |
dc.description.abstract | Ler possibilita ao indivíduo novas descobertas capazes de desenvolver e estimular a formação intelectual de modo dinâmico e criativo. A definição de leitura, de acordo com Silva (1991), é ''um ato de conhecimento, pois ler significa perceber e compreender as relações existentes no mundo.'' Através da leitura, o indivíduo adquire conhecimento com potencial de modificar a sua percepção e compreensão da realidade, atuando com mudanças no meio em que está inserido. Sob essa perspectiva, o hábito de ler é a sustentação e a base da valorização do livro e consequentemente da biblioteca. Esta confere o aprimoramento intelectual do indivíduo e também favorece o desenvolvimento coletivo da sociedade, ao passo que disponibiliza recursos para resgatar e promover a cidadania. Em decorrência dessa constatação, os equipamentos públicos possuem o potencial de se tornarem pontos de referência na dinâmica urbana. Sendo assim, a biblioteca é um edifício articulador da cidade, uma vez que possibilita transformações sociais e urbanas significativas para seu entorno. De acordo com isso, a biblioteca tem a função de ser um espaço social e que proporciona mudanças expressivas na formação dos usuários. Como esclarece Milanesi (2003), além da função educativa, a biblioteca possui também a função cultural, pois oferece múltiplas possibilidades de leitura. Intrínseco a esse contexto, observa-se a necessidade de dar maior atenção e incentivo à leitura, e aos espaços que promovem e fomentam essa atividade, oferecendo recursos e meios que os tornem mais dinâmicos e atrativos. Dessa forma, a biblioteca funciona como um programa âncora que aglutina e possibilita múltiplos usos que fomentam a cultura, o saber e a interação. Em virtude dos aspectos mencionados, esse equipamento público educacional, cultural e recreativo inserido em um espaço caracterizado pela colaboração e interatividade, gera a qualificação e a valorização urbana. proporcionando funções acessíveis a todos os usuários, fortalecendo a convivência e a identidade da cultura local. | por |
dc.description.provenance | Submitted by Sandra Barbosa (biblioteca.ccet@ueg.br) on 2023-08-30T18:41:59Z No. of bitstreams: 1 GABRIELA PEREIRA DE OLIVEIRA_TCC_ARQ.pdf: 25119100 bytes, checksum: ff5de812d541af5a4b072c9667a8e65e (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Sandra Barbosa (biblioteca.ccet@ueg.br) on 2023-08-30T19:13:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 GABRIELA PEREIRA DE OLIVEIRA_TCC_ARQ.pdf: 25119100 bytes, checksum: ff5de812d541af5a4b072c9667a8e65e (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-08-30T19:13:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GABRIELA PEREIRA DE OLIVEIRA_TCC_ARQ.pdf: 25119100 bytes, checksum: ff5de812d541af5a4b072c9667a8e65e (MD5) Previous issue date: 2021-09-03 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual de Goiás | por |
dc.publisher.department | Campus Central - Sede Anapolis - CET | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEG | por |
dc.publisher.program | Arquitetura e Urbanismo | por |
dc.rights | Acesso Embargado | por |
dc.subject | Bibliotecas públicas | por |
dc.subject | Função da biblioteca | por |
dc.subject | Arquitetura de bibliotecas | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO | por |
dc.title | Biblioteca e praça cultural : bairro de Lourdes / Anápolis-GO | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação | por |
Appears in Collections: | Arquitetura e Urbanismo / CET - Monografia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GABRIELA PEREIRA DE OLIVEIRA_TCC_ARQ.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação_Bacharel em Arquitetura e Urbanismo | 24.53 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.