???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1112
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Os territórios da educação no campo no Município de Goiás
Autor: Barbosa, Gislane Rosário
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Souza, Murilo Mendonça Oliveira de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Souza, Murilo Mendonça Oliveira de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Almeida, Joyce Borges de
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho tem por objetivo analisar e compreender os territórios da educação do campo no Município de Goiás a partir da estrutura agrária estabelecida no Estado de Goiás, o papel exercido pela educação na consolidação do agronegócio como matriz produtiva hegemônica. Especificamente, objetivou-se, ainda, avaliar as relações estabelecidas entre o cotidiano político, social, ambiental e cultural com as práticas curriculares levadas a cabo no ensino das escolas do campo no município de Goiás. A formação do território brasileiro ocorreu com base em diversas influências das atividades políticas e econômicas estabelecidas na ocupação inicial. Assim o objetivo deste trabalho e analisar como esta a educação do campo no município de Goiás, ressaltando a importância da família camponesa e da comunidade na vida cotidiana da escola, tentando mostrar a importância do espaço em que a escola está inserida, para o ensino/aprendizagem desses alunos, pois na escola não se olha muito de onde esses alunos estão vindos e adotam o mesmo ensino das escolas urbanas, não valorizando o conhecimento que esses alunos do campo trazem de casa.
Abstract: This work aims to analyze and understand the territories of education of the field in the Municipality of Goiás from the agrarian structure established in the State of Goiás, the role played by education in the consolidation of agribusiness as a productive matrix hegemonic. Specifically, the objective was also to evaluate the relations established between the political, social, environmental and cultural daily life with the curricular practices carried out in the teaching in rural schools in the municipality of Goiás. The formation of the Brazilian territory occurred based on various influences of political and economic activities established in the initial occupation. Thus, the objective of this work is to analyze how this education of the field in the municipality of Goiás, emphasizing the importance of the peasant family and the community in the everyday life of the school, trying to show the importance of the space in which school is inserted, for the teaching/learning of these students, because at school one does not look where these students are coming from and adopt the same teaching as urban schools, not valuing the knowledge that these rural students bring from home.
Keywords: Geografia
Território
Educação do campo
Práticas curriculares
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Campus Cora Coralina - Sede - Cidade de Goias
???metadata.dc.publisher.program???: Geografia
Citation: BARBOSA, Gislane Rosário. Os territórios da educação no campo no Município de Goiás. 2016. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2016.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1112
Issue Date: 10-Dec-2016
Appears in Collections:Geografia / Cora Coralina - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gislane Rosario Barbosa.pdfMonografia1.49 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.