???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1298
???metadata.dc.type???: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Title: | Educação e identidade étnico-racial da criança negra |
???metadata.dc.creator???: | Silva, Talita Neto da |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Adão, Jorge Manoel |
???metadata.dc.description.resumo???: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) possui como objetivo investigar a relevância da educação escolar para a construção de uma identidade étnico-racial positiva da criança negra, sendo uma questão para se refletir, tendo em vista a importância que a temática tem nos dias atuais. Objetiva ainda: refletir a partir de bibliografias e documentos, sobre a relação educação e construção da identidade étnico-racial da criança negra; pesquisar na escola, por meio de entrevistas semiestruturadas, como gestores e professores percebem e lidam com as questões étnicos-raciais da criança negra; e, analisar os dados coletados na pesquisa de campo e como o Projeto Político Pedagógico da escola prevê ações interventivas relacionando a questão da identidade negra positiva. Tendo assim como questão da pesquisa: qual é o papel, a relevância da educação escolar na formação de uma identidade negra positiva da criança? E dessa forma a pesquisa tem como norte uma abordagem qualitativa fundamentada na modalidade do estudo de caso, que foi realizada em uma escola pública municipal de Luziânia (GO); e, para a coleta de dados foi utilizada a entrevista semiestruturada, com a participação de três professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Como referencial teórico, foram utilizados autores respeitados e especializados, como Kabengele Munanga, Nilma Lino Gomes e Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva e as Leis 10.639, 2003 de janeiro e 9.394, 1996 de dezembro que ampara todas essas questões. Nota-se, em geral, que, a partir do campo de pesquisa, não há projetos para trabalhar com a temática, os profissionais da educação não se sentem à vontade para falar do assunto, por falta de conhecimento e preparo. |
Abstract: | The aim of this Course Conclusion Paper (CCT) is to investigate the relevance of school education for the construction of a positive ethnic-racial identity of black children, being a question to reflect, considering the importance that the theme has on current days. It also aims to: reflect from bibliographies and documents on the relationship between education and the construction of ethnic-racial identity of black children; research at school, through semi-structured interviews, how managers and teachers perceive and deal with the racial issues of black children; and, to analyze the data collected in the field research and how the school Pedagogical Political Project foresees intervention actions relating the question of the positive black identity. Having as a research question: what is the role, the relevance of school education in the formation of a positive black identity of the child? Thus, the research has as its guideline a qualitative approach based on the case study modality, which was conducted in a municipal public school in Luziânia (GO); and, for data collection, a semi-structured interview was used, with the participation of three teachers from the Early Years of Elementary School. As a theoretical framework, respected and specialized authors were used, such as Kabengele Munanga, Nilma Lino Gomes and Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, and Laws 10,639, January 2003 and 9,394, December 1996 that support all these issues. It is generally noted that, from the research field, there are no projects to work with the theme, education professionals are not comfortable talking about the subject, due to lack of knowledge and preparation. |
Keywords: | Relações raciais Identidade da Criança Negra Identidade étnico-racial Racismo |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual de Goiás |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UEG |
???metadata.dc.publisher.department???: | Unidade Universitaria de Luziania |
???metadata.dc.publisher.program???: | Pedagogia |
Citation: | SILVA, Talita Neto da. Educação e identidade étnico-racial da criança negra. 2019.53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Universitária de Luziânia,Universidade Estadual de Goiás, Luziânia, 2019. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1298 |
Issue Date: | 5-Nov-2019 |
Appears in Collections: | Pedagogia / Luziânia - Monografia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MG37 0095-2019 Talita Neto.pdf | TCC_Talita Neto | 529.72 kB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.