???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1369
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Educação e oralidade negro-brasileira: um estudo de caso
???metadata.dc.creator???: Santos, Franco Adriano dos
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Adão, Jorge Manoel
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho consiste na abordagem da Oralidade na Tradição Oral do Negro Africano no Brasil dentro de sua assertiva na Educação, dentro da valorização Cultural da População Negra, por meio de um estudo de caso, na Escola Aleixo Pereira Braga I em Mesquita, Povoado de Remanescentes de Quilombo, analisando os dados históricos e referenciais do africanismo, sua influencia na construção da Cultura Brasileira e de como esta Cultura se adequa no repasse do saber oral dentro do ambiente escolar. A pesquisa traca um percurso historico da oralidade, com achegada e a resistência do negro em terras brasileiras e a sua conjuntura atual, abordando a Tradição e cultura africanas, a oralidade africano brasileira, a Religiosidade africano brasileira e o Negro e educação, com a constatação de que a Tradição Oral e parte indivisível da matriz formadora da Cultura Brasileira, em suas expressões artísticas, festivas, religiosas e populares, e, abordando a desigualdade histórica da população negra, a luta pela implementação de politicas publicas para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de Historia e Cultura Afro Brasileira. O percurso metodológico da pesquisa utilizada e qualitativo, sendo objeto de estudo a Escola Aleixo Pereira Braga I, do município de Cidade Ocidental – Goias. Os instrumentos utilizados foram: entrevistas semiestruturadas, levantamento e analise histórica. O trabalho aponta como resultado o resgate dos valores centenários da comunidade quilombola por meio do da tradição oral dentro da proposta do Projeto Politico Pedagógico da escola, suas estrategias e os desafios do povoado de Mesquita e suas perspectivas de futuro.
Abstract: The present work consists of the approach of Orality in the Oral Tradition in the Black African in Brazil within its assertion in the Education, within the Cultural valorization of the Black Population, by means of a case study, in the School Aleixo Pereira Braga I in Mesquita, Village of Remnants of Quilombo, analyzing the historical and referential data of Africanism, its influence on the construction of the Brazilian Culture and how this Culture fits in the transfer of oral knowledge within the school environment. The research traces a historical course of orality, with an approach and the resistance of the Black in Brazilian lands and its current conjuncture, addressing the African Tradition and culture, Brazilian African orality, Brazilian African and Black Religiosity and education, with the realization that the Oral Tradition is an indivisible part of the formative matrix of Brazilian Culture, in its artistic, festive, religious and popular expressions, and, addressing the historical inequality of the black population, the struggle for the implementation of public policies for the Education of Ethnic- Racials and for the Teaching of History and Afro-Brazilian Culture. The methodological approach of the research used is qualitative. The Aleixo Pereira Braga I School, in the city of Occidental City – Goias, was studied. The instruments used were: semi-structured interviews, survey and historical analysis. The work aims to rescue the centennial values of the quilombola community through oral tradition within the proposal of the School's Political Pedagogical Project, its strategies and the challenges of the village of Mesquita and its future prospects.
Keywords: Oralidade - Africano brasileiro
Tradição oral - Cultura africana
Negro africano
Valorização cultural - População negra
Religiosidade - Africano Brasileira
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Luziania
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: SANTOS, Franco Adriano dos. Educação e oralidade negro-brasileira: um estudo de caso. 2018. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Universitária de Luziânia, Universidade Estadual de Goiás, Luziânia, 2018.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1369
Issue Date: 29-Nov-2018
Appears in Collections:Pedagogia / Luziânia - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG37 0112-2018 Franco Adriano.pdfTCC_Franco Adriano3.31 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.