???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1418
???metadata.dc.type???: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Title: | Gestão democrática escolar: um estudo de caso na Escola Municipal Professor Ismar Gonçalves |
???metadata.dc.creator???: | Souza, Viviane Rosa Brás de |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Adão, Jorge Manoel |
???metadata.dc.description.resumo???: | O presente trabalho visa fazer uma reflexão a respeito da gestão democrática escolar e sua relação com a família, discente e a sociedade no geral, um assunto de bastante relevância para comunidade. Por meio de pesquisa bibliográfica, utilizando autores respeitados da área como Ana Elizabeth M. de Albuquerque, com a obra O Princípio da Gestão Democrática na Escola Pública; Marcia Andreia Grochoska, com a obra Organização Escolar: Perspectivas e Enfoques; Helena Leomir de Souza Bartmik com a obra Gestão Educacional. No estudo de caso realizado na Escola Municipal Professor Ismar Gonçalves, situada em Luziânia no estado de Goiás onde foi possível perceber na prática a dificuldade de manter uma escola atuando democraticamente, apesar da comunidade e professores se sentirem participativas a direção da escola ainda sente uma barreira imposta pela comunidade. |
Abstract: | The present work aims to bring a reflection about democratic school management and its relationship with the family, students and society in general, a matter of great relevance to the community. Through a bibliographical research, using respected authors of the area as Ana Elizabeth M. de Albuquerque, with the work The Principle of the Democratic Management in the Public School; Marcia AndreiaGrochoska, with the work School Organization: Perspectives and Approaches; Helena Leomir de Souza Bartmik with the work Educational Management. In the case study carried out at the Municipal School Professor Ismar Gonçalves, located in Luziânia, Goiás state, where it was possible to perceive in practice the difficulty of maintaining a school acting democratically, although the community and teachers feel participative the direction of the school still feels a barrier imposed by the community. |
Keywords: | Administração escolar Comunidade escolar Gestão da escola |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual de Goiás |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UEG |
???metadata.dc.publisher.department???: | Unidade Universitaria de Luziania |
???metadata.dc.publisher.program???: | Administracao |
Citation: | SOUZA, Viviane Rosa Brás de. Gestão democrática escolar: um estudo de caso na Escola Municipal Professor Ismar Gonçalves. 2018. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Administração) – Campus Universitário de Luziânia, Universidade Estadual de Goiás, Luziânia, 2018. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1418 |
Issue Date: | 26-Nov-2018 |
Appears in Collections: | Administração / Luziânia - Monografia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MG658 0100-2018 Viviane Rosa.pdf | TCC_Viviane Rosa | 889.03 kB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.