???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1423
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Jogos e brincadeiras o (lúdico) na educação: um estudo a partir da Pré-Escola
???metadata.dc.creator???: Santos, Ana Carolina Alves dos
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Adão, Jorge Manoel
???metadata.dc.description.resumo???: Os jogos e brincadeiras proporcionam à criança alegria e prazer, e quando utilizados como objetos pedagógicos, favorecem ainda mais seu desenvolvimento físico e cognitivo. Sendo os jogos e brincadeiras um método saudável, pode ser ofertado à criança assim que inicia seu primeiro contato com a Educação Infantil, o que irá contribuir para boas relações afetivas e sociais. Este Trabalho de Conclusão (TC) possui como objetivo geral pesquisar como os professores utilizam jogos e brincadeiras no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil. E, como objetivos específicos: (a) compreender como ocorre a utilização do lúdico na Educação Infantil; (b) refletir sobre o que é o lúdico e sua presença no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil; (c) e, entender como o lúdico influencia a formação da identidade dos alunos. A pesquisa foi qualitativa e contou com estudos bibliográficos e entrevista semiestruturada, em uma escola municipal do município de Luziânia Estado de Goiás. Os professores sujeitos da pesquisa foram entrevistados e tiveram seus relatos colhidos e anexados. O embasamento teórico contou com os pesquisadores Piaget (1975), Vygotsky (1998), Huizinga (1980), e entre outros. Os resultados obtidos apontam que os jogos e brincadeiras são excelentes ferramentas lúdicas que auxiliam de forma significativa na aprendizagem.
Abstract: The games and games provide the child with joy and pleasure, being used as pedagogical objects, favor in their physical and cognitive development. Since games and games are a healthy method, it can be offered to the child as soon as he begins his first contact with Early Childhood Education, which will contribute to good affective and social relationships. The Conclusion Paper (TC) aims to investigate how teachers use games and games in the teaching and learning process in Early Childhood Education. And, as specific objectives: (a) to understand how the use of play in Early Childhood Education occurs; (b) reflect on what is playful and its presence in the teaching and learning process in Early Childhood Education; (c) and, understand how the playful influences the formation of the students' identity. The research was qualitative and counted on bibliographical studies semi-structured interview, in a municipal school of Luziânia-GO. The subject teachers of the research were interviewed and had their reports collected and appended. The theoretical basis was the researchers Piaget (1975), Vygotsky (1998), Huizinga (1980) and others. The results show that games and games are excellent play tools that significantly help in learning.
Keywords: Jogos
Brincadeiras
Educação Infantil
Lúdico
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Luziania
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: SANTOS, Ana Carolina Alves dos. Jogos e brincadeiras o (lúdico) na educação: um estudo a partir da Pré-Escola. 2017. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Campus Universitário de Luziânia, Universidade Estadual de Goiás, Luziânia, 2017.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1423
Issue Date: 20-Nov-2017
Appears in Collections:Pedagogia / Luziânia - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG37 0129-2018 Ana Carolina.pdfTCC_Ana Carolina773.19 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.