???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1607
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Machado, Zilma Gonçalves | - |
dc.contributor.advisor1 | Adão, Jorge Manoel | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-17T22:51:03Z | - |
dc.date.issued | 2016-12-01 | - |
dc.identifier.citation | MACHADO, Zilma Gonçalves. A aquisição da autonomia na Educação Infantil. 2016. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) ‒ Campus Universitário de Luziânia, Universidade Estadual de Goiás, Luziânia, 2016. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1607 | - |
dc.description.resumo | Para investigar a aquisição da autonomia na Educação Infantil é necessário compreender que autonomia é a capacidade de realizar atividades e escolhas sozinha, toda criança busca ser autônoma, portanto o espaço da Educação Infantil é fundamental nesse processo. Está pesquisa tem por objetivo geral; investigar de que maneira a Autonomia é obtida na Educação Infantil e específica conceituar a autonomia aplicada a Educação Infantil; fazer um breve histórico da Educação Infantil e analisar a importância da Autonomia para o processo de ensino aprendizagem. Para atingir tais objetivos o projeto de pesquisa tem por metodologia a pesquisa qualitativa, efetivada por estudo de caso e entrevista semiestruturada. Os principais autores que trabalhados nesse trabalho são; Vygotsky, Freire e os documentos oficiais Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, (RECENEI), as Diretrizes curriculares para a Educação Infantil. A prática educativa nas instituições de Educação Infantil precisa estimular o autoconhecimento para que as crianças possam identificar capacidade ou dificuldade em determinadas atividades ou situações. É necessário também que o educador construa como o aluno a reflexão a cada atitude e escolha e sua autonomia crítica a respeito das atividades e decisões que a criança realize sozinha. | por |
dc.description.abstract | In order to investigate the acquisition of autonomy in Early Childhood Education, it is necessary to understand that autonomy is the ability to carry out activities and choices on its own, every child seeks to be autonomous, so the area of Early Childhood Education is fundamental in this process. This research has as a general objective; To investigate in what way the Autonomy is obtained in the Infantile Education and specific to conceptualize the autonomy applied to Infantile Education; Make a brief history of Early Childhood Education and analyze the importance of Autonomy for the process of teaching learning. To reach these objectives the research project has as methodology the qualitative research, carried out by case study and semi-structured interview. The main authors that work in this work are; Vygotsky, Freire and the official documents National Curriculum Framework for Early Childhood Education, (RECENEI), the Curriculum Guidelines for Early Childhood Education. The educational practice in Early Childhood institutions needs to stimulate self-knowledge so that children can identify ability or difficulty in certain activities or situations. It is also necessary that the educator constructs as the student the reflection of each attitude and choice and his critical autonomy regarding the activities and decisions that the child performs alone. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Agostinha Rodrigues (bib.luziania@ueg.br) on 2023-10-17T22:51:03Z No. of bitstreams: 1 MG37 0187-2016 Zilma Gonçalves.pdf: 627000 bytes, checksum: b44a525a9e5ba0921a6f1b91ad975268 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-10-17T22:51:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MG37 0187-2016 Zilma Gonçalves.pdf: 627000 bytes, checksum: b44a525a9e5ba0921a6f1b91ad975268 (MD5) Previous issue date: 2016-12-01 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual de Goiás | por |
dc.publisher.department | Unidade Universitaria de Luziania | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEG | por |
dc.publisher.program | Pedagogia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Autonomia | por |
dc.subject | Identidade | por |
dc.subject | Educação Infantil | por |
dc.subject | Processo de ensino aprendizagem | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | A aquisição da autonomia na Educação Infantil | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação | por |
Appears in Collections: | Pedagogia / Luziânia - Monografia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MG37 0187-2016 Zilma Gonçalves.pdf | TCC_Zilma Gonçalves | 612.3 kB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.