???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1862
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Metodologias de ensino nas aulas de geografia do Lyceu de Goyaz em 2016
Autor: Santos, Marcelo Reis da Silva
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Moraes, Dominga Correia Pedroso
???metadata.dc.contributor.referee1???: Silva, Alexsander Batista e
???metadata.dc.contributor.referee2???: Lima, José Alberto Evangelista de
???metadata.dc.description.resumo???: Para Cavalcanti (2015), um professor é muito mais do que um simples transmissor de conteúdos, além do entendimento do conteúdo o mesmo precisa ter domínio das formas de estruturar esse conteúdo, em prol da aprendizagem dos seus alunos. Em outras palavras: não basta saber o conteúdo, é preciso saber ensinar. Esse trabalho surgiu desses pressupostos, e considerando que a Geografia não se restringe a mapas e livros de geografia, essa disciplina está nas artes, na música, na televisão, no caminho da escola, enfim, está no dia a dia. Em conformidade com a teoria da mediação de Libâneo, que diz que o professor é o mediador entre o aluno e o conhecimento. O ensino do lugar e do espaço vivenciado pelos alunos proporciona experiências empíricas prazerosas. As metodologias de ensino escolhidas pelo professor podem resultar num maior envolvimento e interesse nas aulas e, consequentemente, melhor será a aprendizagem dos conteúdos geográficos. Utilizou-se, para coleta de dados, a observação de aulas e a aplicação de questionários a alunos e ao professor e a analise do Planos de Ensino Anual do Professor.
Abstract: For Cavalcanti (2015), a teacher is much more than a simple transmitter of content, in addition to understanding the content, it needs to master the forms of structuring this content, in favor of the learning of its students. In others words: it is not enough to know the content, it is necessary to know how to teach. This work came these assumptions, and considering that Geography is not restricted to maps and books of geography, this discipline is in the arts, in music, on television, in the way of school, anyway, is in the day to day. In line with Libaneo's theory of mediation, which says that the teacher is the mediator between the student and knowledge. The teaching of the place and the space experienced by students provides pleasant empirical experiences. To the teaching methodologies chosen by the teacher can result in a greater involvement and interest in classes and, consequently, better learning of geographic content. It was used, for data collection, the observation of classes and the application of questionnaires to students and the teacher and the analysis of the Teaching Plans Teacher's Annual.
Keywords: GEOGRAFIA
Ensino
Geografia
Metodologias
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Campus Cora Coralina - Sede - Cidade de Goias
???metadata.dc.publisher.program???: Geografia
Citation: SANTOS, Marcelo Reis da Silva. Metodologias de ensino nas aulas de geografia do Lyceu de Goyaz em 2016. 2016. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2016.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1862
Issue Date: 29-Nov-2016
Appears in Collections:Geografia / Cora Coralina - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marcelo Reis da Silva Santos.pdf437.04 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.