???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1864
???metadata.dc.type???: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Title: | Geografia e educação ambiental no espaço escolar : estudo realizado no Colégio Estadual de Aplicação Manuel Caiado com alunos do 9° ano |
Autor: | Oliveira, Murilo Morais de |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Silva, Alexsander Batista e |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | Rodrigues, Uelinton Barbosa |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Lima, José Alberto Evangelista de |
???metadata.dc.description.resumo???: | A educação ambiental é, atualmente, um dos debates mais contundentes no que tange a educação formal no Brasil e no mundo. Após décadas de pesquisas, usos de tecnologias de ponta, concluiu-se que a humanidade está destruindo as possibilidades de continuidade da vida na Terra e cabe à esta e às próximas gerações ensinar e aprender formas de consumo consciente, procurando reparar, preservar e prevenir danos maiores. Nesse contexto, diversos encontros internacionais e acordos oriundos destes foram destacados, bem como analisados os conceitos de educação ambiental. No recorte brasileiro, foi trabalhada a educação ambiental e a tendência de concentrar apenas na disciplina de Geografia, nos principais documentos que regem a educação brasileira, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e os Parâmetros Curriculares Nacionais. Por fim, elencou-se o exemplo do Colégio Estadual de Aplicação Professor Manuel Caiado, que foi contextualizado e relacionou-se a abordagem da educação ambiental em seu Projeto Político Pedagógico, no Currículo Referência destinado à educação no Estado de Goiás, para então contrapor e analisar a realidade observada na escola e os apontamentos dos professores de Geografia e da amostra de vinte e seis estudantes do nono ano do ensino fundamental da mesma. Logo, como resultados, foram verificados diversos empasses que dificultam as iniciativas dos professores e da escola, bem como, em contrapartida, certo interesse por parte dos alunos em trabalhar educação ambiental. |
Abstract: | Environmental education is currently one of the most forceful debates regarding formal education in Brazil and in the world. After decades of research, uses of cutting-edge technologies, it was concluded that humanity is destroying the possibilities continuity of life on Earth and it is up to this and the next generations to teach and learn forms of conscious consumption, seeking to repair, preserve and prevent greater damage. In this context, several international meetings and agreements arising from from these, the concepts of environmental education were highlighted and analyzed. In the Brazilian context, environmental education and the tendency to concentrate only in the discipline of Geography, in the main documents that govern education Brazilian law, such as the Law of Guidelines and Bases of National Education and the Parameters National Curricula. Finally, the example of the Colégio Estadual de Application Professor Manuel Caiado, which was contextualized and related to approach to environmental education in its Pedagogical Political Project, in the Curriculum Reference destined to education in the State of Goiás, to then oppose and analyze the reality observed at school and the notes of Geography and sample of twenty-six students in the ninth year of elementary school. Therefore, as a result, several impasses were verified that hinder the teachers and school initiatives, as well as, on the other hand, a certain interest on the part of students to work on environmental education. |
Keywords: | Geografia Educação ambiental Currículo Geografia Colégio Estadual de Aplicação Professor Manuel Caiado |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual de Goiás |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UEG |
???metadata.dc.publisher.department???: | Campus Cora Coralina - Sede - Cidade de Goias |
???metadata.dc.publisher.program???: | Geografia |
Citation: | OLIVEIRA, Murilo Morais de. Geografia e educação ambiental no espaço escolar: estudo realizado no Colégio Estadual de Aplicação Manuel Caiado com alunos do 9° ano. 2017. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2017. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Embargado |
URI: | https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1864 |
Issue Date: | 6-Dec-2017 |
Appears in Collections: | Geografia / Cora Coralina - Monografia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Murilo Morais de Oliveira.pdf | Monografia | 947.41 kB | Adobe PDF | Download/Open Preview Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.