???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1867
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Ensino de geografia a partir da análise do papel do professor mediador
Autor: Carvalho, Deuslene Aparecida de
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Molinari, Jean
???metadata.dc.contributor.referee1???: Oliveira, Annyelly Teixeira de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Lima, José Alberto Evangelista de
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa buscou analisar o atual contexto do ensino escolar, em específico, o ensino de Geografia.Através de leituras feitas com vários textos referentes ao tema exposto, procurou-se através das teorias analisadas discorrer sobre o atual momento do ensino-aprendizagem. A análise foi feita através das leituras de autores como: Castrogiovanni,Callai,Cavalcanti entre outros, onde relatam em seus trabalhos algumas mudanças no ensino de Geografia( sobre o mundo digital e a globalização por exemplo) onde houve algumas divergências(pouca) mais houve. Para uns trouxe melhoras significativas ,para outros, nem tanto. Quanto à metodologia tratou-se de um exploratório, com pesquisa de campo, e de natureza qualitativa com observações feitas em sala de aula com professor e alunos, entrevistas direcionadas a ambos no Colégio Estadual de Aplicação Manuel Caiado e foram abordados temas como: O ensino de Geografia no atual contexto; o papel do professor mediador; o ensino de Geografia: porque ensinar Geografia no ensino fundamental; metodologias de ensino no ensino de Geografia; a mediação do professor; metodologias socioconstrutivistas no ensino de Geografia. Portanto, pôde perceber através das leituras analisadas e com observações feitas, que mesmo com tais mudanças são necessárias ainda algumas medidas para se ter um ensino de qualidade.
Abstract: This research sought to analyze the current context of school education, in particular, the teaching of Geography.Through readings made with various texts referring to the exposed theme, an attempt was made to through the analyzed theories, discuss the current moment of teaching-learning. A analysis was made through the readings of authors such as: Castrogiovanni, Callai, Cavalcanti between others, where they report in their works some changes in the teaching of Geography (about the digital world and globalization for example) where there were some divergences (little) more there was. For some it brought significant improvements, for others, not so much. As for the methodology it was an exploratory, with field research, and of a qualitative nature with observations made in the classroom with teacher and students, interviews directed to both at the Manuel Caiado State College of Application and topics such as: Teaching of Geography in the current context; the role of the mediating teacher; teaching geography: why teaching Geography in elementary school; teaching methodologies in teaching Geography; The teacher mediation; socio-constructivist methodologies in Geography teaching. Therefore, was able to perceive through the analyzed readings and with observations made, that even with such changes are still necessary some measures to have a quality education.
Keywords: Geografia
Ensino
Professor mediador
Socioconstrutivistas
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Campus Cora Coralina - Sede - Cidade de Goias
???metadata.dc.publisher.program???: Geografia
Citation: CARVALHO, Deuslene Aparecida de. Ensino de geografia a partir da análise do papel do professor mediador. 2015. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2015.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1867
Issue Date: 10-Dec-2015
Appears in Collections:Geografia / Cora Coralina - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Deuslene Aparecida de Carvalho.pdfMonografia392.09 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.