???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/2649
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Avaliação ambiental das coberturas vegetais ribeirinhas e áreas de preservação permanente de cursos d’água, do Baixo Curso da Bacia do Rio São Patrício – Goiás, no ano de 2023
???metadata.dc.creator???: Gonçalves, Sara Lorrane Pereira
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Souza, José Carlos de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Souza, José Carlos de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Salgado, Tathiana Rodrigues
???metadata.dc.description.resumo???: Os principais problemas ambientais identificados em espaços agropecuários no domínio do Cerrado brasileiro é a intensa fragmentação da paisagem, provocada pelo desmatamento e a ocupação de áreas de preservação permanente que tem provocado inúmeras consequências, como erosão, assoreamento, redução de vazão dos cursos d’água, bem como a redução da qualidade das águas dos mananciais. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar as condições ambientais das coberturas vegetais ribeirinhas e áreas de preservação permanentes de cursos d'água, da baixa bacia hidrográfica do Rio São Patrício, nos municípios de Itapaci e Nova Glória, Goiás. O baixo curso da bacia hidrográfica do Rio São Patrício se localiza nos municípios de Itapaci e Nova Glória, ambos no estado de Goiás, possuindo uma área total de 122 km². Para o desenvolvimento da pesquisa foram elaborados mapas temáticos de hipsometria, uso e cobertura da terra, dos fragmentos de Cerrado, NDVI dos fragmentos e localização dos represamentos de água. Os resultados indicaram que na área de estudos predominam as pastagens plantadas e os cultivos temporários de cana de açúcar e soja. As coberturas naturais de Cerrado ocorrem em 13,52% da área de estudo. As áreas de APP de cursos d’água e nascentes compreendem 6,18 km², porém destas áreas apenas 3,1 km² apresentam cobertura vegetal preservadas, ou seja, 3,08 km² estão em condições irregulares, ocorrendo atividades agrícolas e pastoris. Quanto ao NDVI, os fragmentos indicaram boas condições ambientais, mas visível alteração nas bordas, resultado da influência das atividades antrópicas do entorno.
Abstract: xxx
Keywords: Geografia - Fragmentação da paisagem - Cerrado
Índices de vegetação - Cerrado
Recursos hídricos e Agropecuária - Cerrado
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
GEOGRAFIA FISICA::GEOMORFOLOGIA
GEOGRAFIA FISICA::HIDROGEOGRAFIA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Anapolis - CSEH - Nelson de Abreu Junior
???metadata.dc.publisher.program???: Geografia
Citation: GONÇALVES, Sara Lorrane Pereira. Avaliação ambiental das coberturas vegetais ribeirinhas e áreas de preservação permanente de cursos d’água, do Baixo Curso da Bacia do Rio São Patrício – Goiás, no ano de 2023. 2023. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação( Geografia) - Unidade Universitária Anápolis - Ciências Socioeconômicas e Humanas - Nelson de Abreu Júnior, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis,GO.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/2649
Issue Date: 29-Nov-2023
Appears in Collections:Geografia / CSEH - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SARA_LORRANE_PEREIRA_GONCALVES.pdfTCC - Monografia11.52 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.