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???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O problema da modernidade em Walter Benjamin: uma abordagem sobre a infância e a educação
???metadata.dc.creator???: Alcântara, Ana Carla de Jesus
Cintra, Rayane Ávila
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Arantes Junior, Edson
???metadata.dc.description.resumo???: Walter Benjamin se dedicou ao estudo das várias questões que abrangem a sociedade moderna, entre elas a infância, a educação e o imaginário infantil. É possível identificar em seus escritos como para ele a modernidade interfere e influencia o universo infantil. Essa influência diz respeito à força que o modo de produção capitalista exerce sobre o mundo moderno e que ocasiona a perda da experiência que atinge principalmente o adulto, padronizando sua percepção de mundo. A criança, ao contrário do adulto, encontra prazer na repetição e seu imaginário ainda não está totalmente domesticado pela cultura capitalista. Dado a amplitude dos textos benjaminianos, acreditamos também que esse trabalho é indissociável de um debate crítico sobre a sociedade e a educação contemporânea, uma vez que a infância só foi tema para esse autor no ensejo de compreender a modernidade. As obras do filósofo alemão estão permeadas por diversos estilos de escrita, como: alegorias, prosas, aforismos, citações e fragmentos de suas próprias memórias infantis. Outra característica da escrita benjaminiana sua atenção especial a forma com a qual apresentava seus objetos de estudo. Considerando isto, queremos compreender como e porque Walter Benjamin se inquietou pela direção que a educação e a sociedade tomavam no mundo moderno, o que volta nosso olhar para como ele analisou as particularidades da infância. Para tanto, desenvolvemos este estudo a partir de seus textos Infância em Berlim (1932), Experiência (1913), A vida dos estudantes (1915), Livros infantis velhos e esquecidos (1924), Visão do livro infantil (1926), Velhos brinquedos (1928), História cultural do brinquedo (1928), Uma pedagogia comunista (1929), Pestalozzi em Yverdon (1932), Experiência e pobreza (1933) e também itinerários freudianos presentes nas obras do escritor. É importante destacar que o texto filosófico é a representação escrita da reflexão realizada pelo autor e que está vinculado ao seu contexto social. O trabalho do filósofo expressa suas relações sociais, culturais, políticas, econômicas e educacionais do período em que o intelectual o produziu.
Abstract: Walter Benjamin dedicated himself to the study of various issues that encompass modern society, including childhood, education and children's imagination. It is possible to identify in his writings how, for him, modernity interferes and influences the children's universe. This influence concerns the force that the capitalist mode of production exerts on the modern world and which causes the loss of experience that mainly affects adults, standardizing their perception of the world. Children, unlike adults, find pleasure in repetition and their imagination is not yet fully domesticated by capitalist culture. Given the breadth of Benjamin's texts, we also believe that this work is inseparable from a critical debate on society and contemporary education, since childhood was only a topic for this author in the opportunity to understand modernity. The German philosopher's works are permeated by different styles of writing, such as: allegories, prose, aphorisms, quotes and fragments of his own childhood memories. Another characteristic of Benjamin's writing was his special attention to the way he presented his objects of study. Considering this, we want to understand how and why Walter Benjamin was concerned about the direction that education and society were taking in the modern world, which turns our attention to how he analyzed the particularities of childhood. To this end, we developed this study based on his texts Childhood in Berlin (1932), Experience (1913), The life of students (1915), Old and forgotten children's books (1924), Vision of the children's book (1926), Old toys (1928), Cultural History of Toys (1928), A Communist Pedagogy (1929), Pestalozzi in Yverdon (1932), Experience and Poverty (1933) and also Freudian itineraries present in the writer's works. It is important to highlight that the philosophical text is the written representation of the reflection carried out by the author and that it is linked to its social context. The philosopher's work expresses his social, cultural, political, economic and educational relationships during the period in which the intellectual produced it.
Keywords: Modernidade e educação
Walter Benjamin
A infância
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Campus Norte - Sede - Uruacu
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: ALCÂNTARA, Ana Carla de Jesus; CINTRA, Rayane Ávila. O problema da modernidade em Walter Benjamin: uma abordagem sobre a infância e a educação. 2012. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás, Uruaçu - GO.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/2695
Issue Date: 20-Nov-2012
Appears in Collections:Pedagogia / Uruaçu - Monografia

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