???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/2797
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAlmeida, Aparecida Edilene Alves de-
dc.contributor.advisor1Tavares, Rosangela Xavier-
dc.date.accessioned2024-03-21T22:17:16Z-
dc.date.issued2014-12-18-
dc.identifier.citationALMEIDA, Aparecida Edilene Alves de. A magia da contação de história: desafios de se continuar encantando alunos do ensino fundamental. 2014. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás, Uruaçu - GO.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/2797-
dc.description.resumoA pesquisa foi desenvolvida na área do Ensino Fundamental, de 1º ao 5º ano, especificamente nas séries iniciais. O tema: A magia da Contação de história: desafios de se continuar encantando alunos do ensino fundamental, foi elaborado a partir da preocupação de se perceber que no ambiente de trabalho da escola, ainda depara-se com professores sem motivação para praticar a contação de histórias em sua sala de aula. O objetivo da pesquisa elaborada com uma metodologia exploratória e de estratégia qualitativa/quantitativa, a partir do trabalho de campo com questionários, depois transformados em relatos de experiência, com quatro professoras contadoras de histórias, embora uma delas tenha confessado a falta de aptidão para a contação de histórias, é apresentar a contação de história como uma prática docente a ser trabalhada para contribuir com o desenvolvimento de crianças, ampliando suas habilidades, auxiliando na sua compreensão de mundo, uma vez que através desta estratégia poderão aperfeiçoar seu desempenho na sociedade de forma mais autônoma e crítica. Verifica-se no desenrolar da pesquisa teórica, através da fala dos autores que a contação de histórias é um mecanismo primordial para formação de leitores críticos e reflexivos. Voltar a encantar a criança diante do desafio embutidos nos meios de comunicação oferecidos, especialmente a televisão, é visto como algo difícil pelos professores que vêm aí, uma espécie de competição, exigindo do professor maior preparação no intuito de voltar a encantar dentro e fora da sala de aula. O professor no momento da contação deve envolver a criança de forma que ela viva um momento único capaz de despertar o interesse pela história. A contação de histórias foi e sempre será um fator importante da Literatura Infantil aonde as crianças poderão descobrir dentro das histórias um mundo diferente, proporcionando maiores possibilidades para a realidade em que vivem.por
dc.description.abstractThe research was developed in the area of ​​Elementary Education, from 1st to 5th year, specifically in the initial grades. The theme: The magic of Storytelling: challenges of continuing to enchant elementary school students, was created based on the concern of realizing that in the school work environment, teachers are still faced with no motivation to practice storytelling. stories in your classroom. The objective of the research developed with an exploratory methodology and qualitative/quantitative strategy, based on fieldwork with questionnaires, later transformed into experience reports, with four storyteller teachers, although one of them confessed to a lack of aptitude for storytelling, is to present storytelling as a teaching practice to be worked on to contribute to the development of children, expanding their skills, helping in their understanding of the world, since through this strategy they can improve their performance in society in a way more autonomous and critical. It is verified in the course of theoretical research, through the authors' speech, that storytelling is a primordial mechanism for training critical and reflective readers. Returning to enchanting children in the face of the challenge embedded in the means of communication offered, especially television, is seen as something difficult by the teachers who come there, a kind of competition, requiring greater preparation from the teacher in order to once again enchant them inside and outside the classroom. classroom. The teacher, when telling, must involve the child so that they experience a unique moment capable of awakening interest in the story. Storytelling has been and will always be an important factor in Children's Literature where children can discover a different world within the stories, providing greater possibilities for the reality in which they live.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Cristiane Menezes (cristiane.menezes@ueg.br) on 2024-03-21T22:17:16Z No. of bitstreams: 1 MG37 - 0292-2014.pdf: 939887 bytes, checksum: 0665213bd094b2caa525adad4b4e0f65 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-03-21T22:17:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MG37 - 0292-2014.pdf: 939887 bytes, checksum: 0665213bd094b2caa525adad4b4e0f65 (MD5) Previous issue date: 2014-12-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentCampus Norte - Sede - Uruacupor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programPedagogiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectContação de históriaspor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectAlunospor
dc.subjectProfessorespor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA magia da contação de história: desafios de se continuar encantando alunos do ensino fundamentalpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopor
Appears in Collections:Pedagogia / Uruaçu - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG37 - 0292-2014.pdfMG37 - 0292-2014917.86 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.