???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/2848
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDiniz, Maristene Azevedo-
dc.contributor.advisor1Marques, Edmilson Ferreira-
dc.date.accessioned2024-03-26T16:54:15Z-
dc.date.issued2016-12-21-
dc.identifier.citationDINIZ, Maristene Azevedo. Síndrome de burnout em professores e o trabalho alienado. 2016. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás, Uruaçu - GO.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/2848-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar se a Síndrome de Burnout em professores apresenta relação com o trabalho alienado. Propõe analisar a literatura sobre a Síndrome de Burnout e o trabalho alienado. Busca-se identificar as causas que desencadeiam a síndrome e também os efeitos e consequências. A pesquisa se justifica pela sua relevância social, pois está propõe ser uma contribuição para o estudo da Síndrome de Burnout, um tema atual na sociedade, que está relacionado às péssimas condições do trabalho docente. A Síndrome de Burnout afeta muitos professores, no entanto, esse é um tema ainda pouco conhecido. Os profissionais muitas vezes sofrem e nem sabem o nome desta doença. O conhecimento a respeito da síndrome é essencial para poder propor alternativas eficazes de erradicação, prevenção e promoção da saúde dos trabalhadores. A metodologia utilizada procurou explorar o universo escolar, tendo como foco o trabalho docente. Para isso, utilizamos observações e questionários para coletar dados. O público alvo foram os professores que estão atuando em sala de aula. Partindo do pressuposto que o trabalhador alienado realiza um trabalho mortificante e de grande sofrimento, então buscamos discutir o conceito de trabalho alienado, sendo este também a principal ferramenta de nossa análise, no sentido de verificar se a alienação é um fator que desencadeia a Síndrome de Burnout.por
dc.description.abstractThe present work aims to analyze whether Burnout Syndrome in teachers is related to alienated work. It proposes to analyze the literature on Burnout Syndrome and alienated work. The aim is to identify the causes that trigger the syndrome and also the effects and consequences. The research is justified by its social relevance, as it is proposed to be a contribution to the study of Burnout Syndrome, a current topic in society, which is related to the terrible conditions of teaching work. Burnout Syndrome affects many teachers, however, this is a topic that is still little known. Professionals often suffer and do not even know the name of this disease. Knowledge about the syndrome is essential to be able to propose effective alternatives for eradicating, preventing and promoting workers' health. The methodology used sought to explore the school universe, focusing on teaching work. To do this, we use observations and questionnaires to collect data. The target audience were teachers working in the classroom. Starting from the assumption that the alienated worker performs mortifying work and great suffering, we seek to discuss the concept of alienated work, which is also the main tool of our analysis, in order to verify whether alienation is a factor that triggers the Syndrome of Burnout.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Cristiane Menezes (cristiane.menezes@ueg.br) on 2024-03-26T16:54:15Z No. of bitstreams: 1 MG37 - 0325-2016.pdf: 649097 bytes, checksum: 3d8bc65f6a9eb0e3c11c161eaf31e002 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-03-26T16:54:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MG37 - 0325-2016.pdf: 649097 bytes, checksum: 3d8bc65f6a9eb0e3c11c161eaf31e002 (MD5) Previous issue date: 2016-12-21eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentCampus Norte - Sede - Uruacupor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programPedagogiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSíndrome de Burnoutpor
dc.subjectEnsino escolarpor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectTrabalho alienadopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleSíndrome de burnout em professores e o trabalho alienadopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopor
Appears in Collections:Pedagogia / Uruaçu - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG37 - 0325-2016.pdfMG37 - 0325-2016633.88 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.