???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3534
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLima, João Paulo Brás de-
dc.creatorRocha, André Luiz-
dc.contributor.advisor1Azevedo, Herbert Wesley-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5898793538216051por
dc.contributor.referee1Mesquita , Fabriny Aparecida Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2259211712997948por
dc.contributor.referee2Silva, Sônia Maria de Andrade-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2003399274089707por
dc.date.accessioned2024-04-26T17:52:05Z-
dc.date.issued2023-12-15-
dc.identifier.citationROCHA, André Luiz; LIMA, João Paulo Brás de. Um recorte acerca da escassez de conteúdo sobre matemática financeira nos livros didáticos do ensino médio da cidade de Santa Tereza de Goiás. 2023. 24 p. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação( Matematica) - Universidade Estadual de Goiás, Porangatu.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3534-
dc.description.resumoA presente pesquisa visa pontuar a importância da matemática financeira nos livros didáticos do Ensino Médio, sendo assim, foram analisados 3 livros didático disponibilizado pelo Colégio Estadual Dr. Marco Aurélio, localizado na cidade de Santa Tereza de Goiás. Os livros didáticos que foram analisados são do 1°, 2° e 3°ano do ensino médio. A Educação Financeira é um tema relevante a sociedade e a escola possui total papel relevante a ser desempenhado na formação financeira dos alunos. A Matemática – enquanto conteúdo educacional, e em especifico a Matemática Financeira, não pode continuar descontextualizada da realidade dos alunos na atualidade como vem sendo. Dessa forma este artigo tem como objetivo reconhecer a importância da Matemática Financeira e utilizar situações do cotidiano, para estudo e aplicação. A matemática financeira contextualizada leva o aluno a interessar mais pelas aulas e assim aprendem com mais facilidade. Assim, esta pesquisa conta com teorias e ideias, bem como sugestões e situações vivenciadas por autores que serão citados ao longo da pesquisa que sustentam totalmente o arcabouço teórico desta.por
dc.description.abstractThis research aims to highlight the importance of financial mathematics in high school textbooks, therefore, 3 textbooks made available by Colégio Estadual Dr. Marco Aurélio, located in the city of Santa Tereza de Goiás, were analyzed. The textbooks that were analyzed are of the 1st, 2nd and 3rd year of high school. Financial Education is a relevant topic for society and the school has a completely relevant role to play in the financial training of students. Mathematics – as an educational content, and specifically Financial Mathematics, cannot continue to be decontextualized from the reality of students today as it has been. Therefore, this article aims to recognize the importance of Financial Mathematics and use everyday situations for study and application. Contextualized financial mathematics makes the student more interested in classes and thus learns more easily. Thus, this research relies on theories and ideas, as well as suggestions and situations experienced by authors who will be cited throughout the research that fully support its theoretical framework.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Aram Gontijo (aramgontijo@ueg.br) on 2024-03-25T14:23:14Z No. of bitstreams: 1 ARTIGO_ANDRÉ_LUIZ_ROCHA_E_JOÃO_PAULO_BRÁS_DE_LIMA 1.pdf: 3315136 bytes, checksum: 8d49cd07d42a85b15de7c3413c09c197 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Aline Santos (bib.senadorcanedo@ueg.br) on 2024-04-26T17:52:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ARTIGO_ANDRÉ_LUIZ_ROCHA_E_JOÃO_PAULO_BRÁS_DE_LIMA 1.pdf: 3315136 bytes, checksum: 8d49cd07d42a85b15de7c3413c09c197 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-26T17:52:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ARTIGO_ANDRÉ_LUIZ_ROCHA_E_JOÃO_PAULO_BRÁS_DE_LIMA 1.pdf: 3315136 bytes, checksum: 8d49cd07d42a85b15de7c3413c09c197 (MD5) Previous issue date: 2023-12-15eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentUnidade Universitária de Porangatupor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programMatematicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectMatemática Financeirapor
dc.subjectEscassezpor
dc.subjectRelevânciapor
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectMathematicseng
dc.subjectFinancial math.eng
dc.subjectScarcityeng
dc.subjectRelevanceeng
dc.subject.cnpqMATEMATICA::MATEMATICA APLICADApor
dc.titleUm recorte acerca da escassez de conteúdo sobre matemática financeira nos livros didáticos do ensino médio da cidade de Santa Tereza de Goiáspor
dc.title.alternativeAn experience about the lack of content about financial mathematics in high school textbooks in the city of Santa Tereza de Goiáseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopor
Appears in Collections:Matemática / Porangatu - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_ANDRÉ_LUIZ_ROCHA_E_JOÃO_PAULO_BRÁS_DE_LIMA 1.pdfUm recorte acerca da escassez de conteúdo sobre matemática financeira nos livros didáticos do ensino médio da cidade de Santa Tereza de Goiás3.24 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.