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???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Realidade virtual: análise de sistemas de realidade virtual em jogos de futebol e ação
Other Titles: Virtual reality: analysis of virtual reality systems in football and action games
Autor: Alves, Kennedy Pereira
Freitas, Elden Felipe Gomes de
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Nunes, Ana Cláudia
???metadata.dc.contributor.referee1???: Ferreira, Fernando Bonifácio
???metadata.dc.contributor.referee2???: Oliveira, Cesar Gonçalves de
???metadata.dc.description.resumo???: A Realidade Virtual (RV) emerge como uma tecnologia sofisticada, estabelecendo uma interação avançada entre o mundo real e o virtual. Com a crescente presença dessa tecnologia na vida cotidiana, este estudo teve como objetivo analisar o desenvolvimento de Sistemas de Realidade Virtual em jogos, com enfoque nos gêneros de futebol e ação. Explorou-se o conceito, a evolução histórica e as aplicações da RV e Realidade Aumentada (RA) nos jogos eletrônicos, destacando a diversidade de dispositivos para imersão dos usuários. O jogo FIFA 23, da franquia EA GAMES, foi investigado como um exemplo inovador, incorporando elementos da Copa do Mundo masculina e feminina. A pesquisa adota uma abordagem exploratória, descritiva e qualitativa, utilizando levantamento bibliográfico para responder à pergunta central: "Como se dá o processo de Análise de Sistemas de Realidade Virtual em jogos?". A RV surge como uma ponte entre o imaginário e o real, especialmente nos jogos online, utilizando estímulos visuais e auditivos para criar ambientes 100% virtuais. O mundo virtual dos jogos proporciona aprendizado por meio de desafios e informações, configurando-se como um meio tridimensional que contribui para a compreensão do mundo real. Os jogos virtuais, ao serem gerados com base na realidade, oferecem uma plataforma valiosa para o desenvolvimento de conhecimento. Apesar dos custos elevados associados à RV, sua inovação e capacidade educativa estão consolidando sua presença no mercado de games e em diversos dispositivos. Além do entretenimento, a RV demonstra potencial em aplicações complexas, impactando positivamente o aspecto psicológico e emocional das pessoas. A implementação da RV na vida cotidiana mostra-se capaz de capacitar os indivíduos a superar medos e desafios, revelando seu impacto positivo em diferentes esferas da experiência humana
Abstract: Virtual Reality (VR) emerges as a sophisticated technology, establishing a advanced interaction between the real and virtual world. With the growing presence of this technology in everyday life, this study aimed to analyze the development of Virtual Reality in games, focusing on the football and action genres. We explored the concept, historical evolution and applications of VR and Aug- mented Reality (AR) in games electronics, highlighting the diversity of devices for user immersion. The FIFA game 23, from the EA GAMES franchise, was investigated as an innovative example, incorporating elements of the men's and women's World Cup. The research adopts an approach exploratory, descriptive and qualitative, using bibliographical research to respond to the central question: "How does the Virtual Reality Systems Analysis process take place in games?". VR appears as a bridge between the imaginary and the real, especially in games online, using visual and auditory stimuli to create 100% virtual environ- ments. The world Virtual games provide learning through challenges and information, configuring them- selves as a three-dimensional medium that contributes to the understanding of the real world. The games Virtual environments, when generated based on reality, offer a valuable platform for knowledge develop- ment. Despite the high costs associated with VR, its innovation and educational capacity are consolidating their presence in the games market and in various devices. In addition to entertainment, VR demonstrates potential in complex applications, positively impacting people’s psychological and emotional aspects. The implementation of VR in everyday life is capable of enabling individuals to overcome fears and challenges, revealing its positive impact on different spheres of human experience.
Keywords: Realidade Virtual
Jogos
Imersão
Virtual reality
Games
Systems
Immersion
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitária de Porangatu
???metadata.dc.publisher.program???: Sistemas de Informacao
Citation: FREITAS, Elden Felipe Gomes de; ALVES, Kennedy Pereira. Realidade virtual: análise de sistemas de realidade virtual em jogos de futebol e ação. 2023. 20 p. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação( Sistemas de Informacao) - Universidade Estadual de Goiás, Porangatu .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3605
Issue Date: 14-Dec-2023
Appears in Collections:Sistemas de Informação / Porangatu - Monografia

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