???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/4091
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCastro, Loyce Xavier de-
dc.contributor.advisor1Pereira, Jéssica de Moura-
dc.date.accessioned2024-06-17T18:06:53Z-
dc.date.issued2023-12-12-
dc.identifier.citationCastro, Loyce Xavier de. Gênero e sexualidade nas aulas de Educação Física escolar em Goiânia: entre questionamentos, conflitos e “escolas sem partido”. 2023. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Educação Física - Licenciatura) - Universidade Estadual de Goiás, Goiânia.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/4091-
dc.description.resumoA pesquisa teve como objetivo avaliar se professoras/es de Educação Física de escolas municipais e/ou estaduais de Goiânia têm abordado questões sobre gênero e sexualidade em suas aulas, sobre os desdobramentos dos discursos antigênero na formação e prática dessas/es professoras/es. Deste modo o trabalho discutirá se as questões de gênero e sexualidade são tratadas durante as aulas, buscando identificar os posicionamentos, as concepções e o trato pedagógico (das/os professoras/es) aplicado às temáticas e aos conteúdos da Educação Física. Seguindo uma abordagem qualitativa a apoiada em estudos feministas, optamos por fazer uma pesquisa bibliográfica e de campo, onde utilizamos o questionário semiestruturado com cinco perguntas como procedimento de coleta de informações, respondida por seis professoras/es de Educação Física da rede pública de Goiânia. A conclusão mostra que, embora a maioria dos participantes seja a favor da implementação de programas de educação sexual nas escolas, existe uma disparidade entre o que está descrito nos Parâmetros Curriculares Nacionais e o que realmente está a ser ensinado. Isto é particularmente evidente devido às restrições impostas pelas políticas governamentais conservadoras, bem como à relutância dos professores em discutir este assunto nas suas aulas.por
dc.description.abstractThe research aimed to evaluate whether Physical Education teachers from municipal and/or state schools in Goiânia have addressed issues about gender and sexuality in their classes, about the consequences of anti-gender discourses in the training and practice of these teachers. Thus, the work will discuss whether issues of gender and sexuality are addressed during classes, seeking to identify the positions, conceptions and pedagogical approach (of teachers) applied to the themes and contents of Physical Education. Following a qualitative approach supported by feminist studies, we chose to carry out bibliographical and field research, where we used as an information collection procedure a semi-structured questionnaire with five questions, answered by six Physical Education teachers from the public school system in Goiânia. The conclusion shows that, although the majority of participants are in favor of implementing sexual education programs in schools, there is a disparity between what is described in the National Curricular Parameters and what is actually being taught. This is particularly evident due to the restrictions imposed by conservative government policies, as well as the reluctance of teachers to discuss this topic in their classes. Keywords (ou Palabras clave): Gender; Sexuality; School physical education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Carminda Pereira (carminda.aguiar@ueg.br) on 2024-06-17T18:06:53Z No. of bitstreams: 1 MG796 0140-2023.pdf: 866907 bytes, checksum: 0320f64f7b36994682f3c5165d4137b1 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-06-17T18:06:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MG796 0140-2023.pdf: 866907 bytes, checksum: 0320f64f7b36994682f3c5165d4137b1 (MD5) Previous issue date: 2023-12-12eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentUnidade Universitaria de Goiania - ESEFFEGOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programEducacao Fisica - Licenciaturapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectSexualidadepor
dc.subjectEducação Física escolarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.titleGênero e sexualidade nas aulas de Educação Física escolar em Goiânia: entre questionamentos, conflitos e “escolas sem partido”por
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopor
Appears in Collections:Educação Física (licenciatura) / Eseffego - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG796 0140-2023.pdfMG796 0140-2023846.59 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.