???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/4094
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFilgueira, Ítalo de Almeida Pina-
dc.contributor.advisor1Carvalho, Cleber de Sousa-
dc.date.accessioned2024-06-17T18:55:57Z-
dc.date.issued2023-12-11-
dc.identifier.citationFilgueira, Ítalo de Almeida Pina. Aspectos simbólicos acerca da popularização das danças manifestadas nas redes sociais. 2023. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Educação Física - Licenciatura) - Universidade Estadual de Goiás, Goiânia.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/4094-
dc.description.resumoA dança utiliza uma linguagem própria praticada desde muito tempo pelo ser humano, ao qual envolve uma comunicação corporal, o que diferencia de outros tipos de cultura. O intuito deste trabalho inclui compreender os sentidos e significados das danças manifestadas nas redes sociais para os/as seus/as praticantes, além disso, entender como são vivenciadas a partir do século XXI e a percepção que as pessoas possuem de cultura acerca dessas práticas corporais, levando em conta um fenômeno ascendente presente na atualidade, aqui denominado como as Dancinhas. Além deste objetivo, o trabalho também almeja identificar as possíveis aproximações entre as Danças Urbanas e o crescente fenômeno das danças manifestadas nas redes sociais, além de também analisar as correlações entre os conceitos de indústria cultural, cultura popular e cultura criadora na manifestação das dancinhas presentes nas redes sociais, e por último, realizar também uma análise de como as danças manifestadas nas redes sociais impactam a vida de seus praticantes. As investigações são feitas a respeito desses tipos de culturas, e qual a relação delas com o lazer. Para a determinada pesquisa, utilizamos do método fenomenológico, que resumidamente busca perceber o ser humano a partir de sua facticidade. Na pesquisa foram entrevistadas 11 pessoas do sexo masculino e feminino, que responderam um questionário semi-estruturado para avaliar a proposta desta pesquisa. Para entender e analisar sobre enquadramento de culturas, utilizamos os autores Arantes (2017), Bosi (1992), Coelho (1980), Chartier (1995), Elias (1992), Gomes (2004) e Mascarenhas (2005) para entendermos como as práticas de lazer se relacionam com esses tipos de práticas corporais.por
dc.description.abstractThe dance employs its own language, practiced by humans for a long time, involving a corporeal communication that distinguishes it from other types of culture. The purpose of this work is to comprehend the meanings and significance of dances manifested on social media for their practitioners. Additionally, it aims to understand how these dances are experienced in the 21st century and the perception people have of culture regarding these corporeal practices. This consideration takes into account a rising phenomenon in contemporary society, referred to here as "Dancinhas" (little dances). In addition to this objective, the study also seeks to identify possible connections between Urban Dance and the growing phenomenon of dances manifested on social media. It also analyzes correlations between the concepts of cultural industry, popular culture, and creative culture in the manifestation of these dances on social media. Lastly, the research aims to analyze how dances expressed on social media impact the lives of their practitioners. The investigations focus on these types of cultures and their relationship with leisure. For this particular research, a phenomenological method was employed, which, in summary, seeks to perceive the human being based on their facticity. Eleven individuals of both genders were interviewed for the study, responding to a semi- structured questionnaire designed to assess the proposal of this research. To understand and analyze cultural frameworks, the authors Arantes (2017), Bosi (1992), Coelho (1980), Chartier (1995), Elias (1992), Gomes (2004), and Mascarenhas (2005) were utilized. They contribute to our understanding of how leisure practices relate to these types of corporeal activities. Keywords: Urban Dances. Culture. Dancinhas. Leisure.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Carminda Pereira (carminda.aguiar@ueg.br) on 2024-06-17T18:55:57Z No. of bitstreams: 1 MG796 0143-2023.pdf: 1022375 bytes, checksum: f2c73b77b2252384588fd72893e4c99d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-06-17T18:55:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MG796 0143-2023.pdf: 1022375 bytes, checksum: f2c73b77b2252384588fd72893e4c99d (MD5) Previous issue date: 2023-12-11eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentUnidade Universitaria de Goiania - ESEFFEGOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programEducacao Fisica - Licenciaturapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectDanças Urbanaspor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectDancinhaspor
dc.subjectLazerpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.titleAspectos simbólicos acerca da popularização das danças manifestadas nas redes sociaispor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopor
Appears in Collections:Educação Física (licenciatura) / Eseffego - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG796 0143-2023.pdfMG796 0143-2023998.41 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.