???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/4163
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorNascimento, Sílvia Renata Cabral do-
dc.contributor.advisor1Santos, Rosirene Campêlo dos-
dc.date.accessioned2024-06-24T17:28:54Z-
dc.date.available3000-01-01por
dc.date.issued2019-11-08-
dc.identifier.citationNascimento, Sílvia Renata Cabral do. Pensando as práticas dançantes na educação infantil. 2019. 93f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Educação Física - Licenciatura) - Universidade Estadual de Goiás, Goiânia.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/4163-
dc.description.resumoEste trabalho tem como foco a dança na Educação Infantil, as contribuições para a formação da criança, os benefícios que ela oferece dentro do ambiente escolar, entendendo todo o processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança, e compreendendo a dança como um todo onde a criança amplia o seu repertório de movimentos, desenvolve a sua criatividade, expressa suas vontades, desejos, sentimentos, emoções, pensamentos e reconhece-se como um sujeito que produz cultura. Este estudo tem como objetivo geral compreender como acontecem (são pensadas, planejadas e realizadas) as práticas pedagógicas dançantes na educação infantil. Os objetivos específicos tem como identificar e compreender como a dança se faz presente no cotidiano da educação infantil nos Centros Municipais de Educação Infantil da cidade de Goiânia; construir propostas de atividades dançantes para a Educação Infantil de forma crítica e emancipatória. Esta pesquisa tem como abordagem qualitativa e como procedimento a pesquisa-ação. Foram feitas análises de documentos da educação infantil, artigos e dissertações que discutem a respeito do ensino da dança e suas possibilidades na Educação Infantil. Por meio desta pesquisa foi percebido que a dança pode contribuir para o desenvolvimento e formação das crianças e que ela desempenha uma grande importância na etapa da Educação Infantil, onde a criança não seja considerada uma mera reprodutora de movimentos já propostos, e sim, que ela participe deste processo de construção de forma consciente e que ela reconheça as suas várias possibilidades de movimentações de forma livre e segura criando novas (re) significações para a dança.por
dc.description.abstractThis work has focused on dance in early childhood education contributions to the formation of the child, the benefits it offers within the school environment, understanding the entire process of development and learning of the child, and understanding the dance as a whole where the child broadens his repertoire of movements, develops his creativity, expresses his desires, desires, feelings, emotions and thoughts and recognizes himself as a subject that produces culture. The general objective of this study is to understand how the dance pedagogical practices in early childhood education happen (are thought, planned and performed). The specific objectives are to identify and understand the dance is present in the daily life of early childhood education in the municipal Centers of childhood Education of the City of Goiânia through analysis of documents and construct proposals of dance activities for Child Education in a critical and emancipatory way. This research has a qualitative approach and as an action research method. There were analyzes of documents of early childhood education, articles and dissertations that discuss the teaching of dance and its possibilities in Early Childhood Education. Through this research it was perceived that dance can contribute to the development and formation of children and that it plays a great importance in the stage of early childhood education, where the child is not considered a mere reproduction of movements already Proposed, and yes, that it participates in this process of construction consciously and that it recognizes its various possibilities of movements in a free and safe way of creating new significations for the dance. Key-words: child; early childhood; dance.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Carminda Pereira (carminda.aguiar@ueg.br) on 2024-06-24T17:28:54Z No. of bitstreams: 1 MG796 0084-2019..pdf: 1678992 bytes, checksum: 6f2ca0132e0ae620d2762da8926f43da (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-06-24T17:28:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MG796 0084-2019..pdf: 1678992 bytes, checksum: 6f2ca0132e0ae620d2762da8926f43da (MD5) Previous issue date: 2019-11-08eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentUnidade Universitaria de Goiania - ESEFFEGOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programEducacao Fisica - Licenciaturapor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectcriançapor
dc.subjectinfânciapor
dc.subjectdançapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.titlePensando as práticas dançantes na educação infantilpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopor
Appears in Collections:Educação Física (licenciatura) / Eseffego - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG796 0084-2019..pdf MG796 0084-20191.64 MBAdobe PDFDownload/Open Preview    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.