???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/4251
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLeonardo, Kelen Cristina da Silva-
dc.contributor.advisor1Vieira, Sueli Agda-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4214289328587458por
dc.date.accessioned2024-07-05T18:00:16Z-
dc.date.issued2016-12-12-
dc.identifier.citationLeonardo, Kelen Cristina da Silva. O PAPEL DA LEITURA PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL II. 2016. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação( Letras - Portugues - Ingles) - Universidade Estadual de Goiás, Pires do Rio.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/4251-
dc.description.resumoA presente monografia atenta-se para a importância do ensino da competência leitora e sua inter-relação com a competência escrita. Para tanto, foi direcionado um olhar para o nono ano do Ensino Fundamental II e investigado a importância da leitura e seu ensino em sala de aula, a produção textual e seus desafios e a ausência e/ou reflexo da leitura na produção textual. Foi desenvolvida uma pesquisa de estudos bibliográficos bem como pesquisa in loco, de cunho etnográfico, com abordagem qualitativa para interpretação de dados, realizada no Colégio Estadual Adonias Lemes do Prado em São Miguel do Passa Quatro-GO. No que se refere à metodologia a pesquisa in loco se estruturou por meio da leitura de três textos de gêneros variados com o mesmo tema e a produção de uma dissertação de alguns alunos selecionados do nono ano, procurou-se mostrar por meio dessa pesquisa o quanto a leitura é inter- relacionada com a produção textual. Para tanto, essa pesquisa apoiou-se em alguns teóricos, entre eles, Silva (2002), Martins (2004), Koch (2006), Brose (2009), Marcuschi (2008), Orlandi (1999), Leite (1997), Lajolo (1982). Destaca-se o quanto a leitura é essencial e o quanto ela faz diferença para que se faça uma produção textual, pois a leitura está interligada com a mesma. Vivemos em uma época em que quase não se pratica a leitura, os alunos preferem algo que os atrai como a internet, televisão, músicas entre outros. Nesse sentido, o papel do professor fará diferença com uma boa metodologia.por
dc.description.abstractThis article aims to the importance of reading skill teaching and its interrelation with writing skill. Therefore, it was directed a glance at the ninth grade from Junior High School and investigated the importance of reading and its teaching in the classroom, the textual production and its challenges and the lack and/or reflexes of reading in textual production. Was made a research of bibliographic studies as well as search in loco, of stamp ethnographic, with qualitative approach for data interpretation, made at Colégio Estadual Adonias Lemes do Prado in São Miguel do Passa Quatro- GO. Regarding to methodology the search in loco its structure aims in reading to three texts of genres varied with the same theme and production of a dissertation of some selected students of the ninth grade, sought show by means of this research how much the reading is interrelated with the production text. Therefore, this paper is supported by some theorists as Silva (2002), Martins (2004), Koch (2006), Brose (2009), Marcuschi (2008), Orlandi (1999), Leite (1997), Lajolo (1982). Pointing how much reading is essential and how much it makes difference in a good text production, because the reading is interconnected to the writing skills. We live in a time where almost there’s no practice of reading, the students prefer something more interesting as the internet, television, music among others. This way, the teacher’s role will make the difference with a good methodology.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Gilvan Filho (gilvan.filho@ueg.br) on 2024-07-05T18:00:16Z No. of bitstreams: 1 MG8 22010-2016.pdf: 8699861 bytes, checksum: 2871aa750e6ff841b04ecfdf0f596c02 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-05T18:00:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MG8 22010-2016.pdf: 8699861 bytes, checksum: 2871aa750e6ff841b04ecfdf0f596c02 (MD5) Previous issue date: 2016-12-12eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentUnidade Universitaria de Pires do Riopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programLetras - Portugues - Inglespor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectProdução Textualpor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectReadingeng
dc.subjectProduction Texteng
dc.subjectEducationeng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleO PAPEL DA LEITURA PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL IIpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopor
Appears in Collections:Letras - Português/Inglês / Pires do Rio - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG8 22010-2016.pdfMG8 22010/20168.5 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.