???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/720
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Maycon Mendes Alves-
dc.contributor.advisor1Pereira, Ruy Guilherme Albuquerque-
dc.contributor.referee1Macêdo, João Arlindo dos Santos-
dc.contributor.referee2Carvalho, Cleber de Sousa-
dc.date.accessioned2023-07-20T17:45:34Z-
dc.date.issued2022-03-26-
dc.identifier.citationSILVA, Maycon Mendes Alves. Desafios e possibilidades do ensino de lutas nos primeiros anos do ensino fundamental: uma revisão da literatura. 2022. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Educação Física - Licenciatura) - Universidade Estadual de Goiás, Goiânia.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/720-
dc.description.resumoApesar da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) assegurar o ensino das lutas na educação básica, percebe-se que esse conteúdo é negligenciado pelos professores que, por comodidade e segurança, preferem trabalhar com os esportes coletivos com bola em suas aulas. Diante disso esse trabalho tem o objetivo de Identificar as dificuldades na aplicação das Lutas nas aulas de Educação Física e investigar o que a literatura aponta como possibilidades frente à problemática. Utilizou-se na triagem da produção do conhecimento sobre as lutas na metodologia, o levantamento a pesquisa de trabalhos acadêmicos, nos principais periódicos do Brasil (Base de Dissertações e Teses da CAPES, Periódicos da USP, UNICAMP, UFG, UNB e Google Acadêmico), no período de 2019 a 2022, relacionados com o tema de lutas na Educação Física no Ensino Fundamental. Ao final de toda a seleção foram escolhidas 14 produções acadêmicas para a análise. Os resultados apresentados indicam que o conteúdo de lutas é negligenciado na Educação Básica por grande parte dos professores, pautado na justificativa de falta de material didático, espaço adequado, roupas próprias, incentivo a violência e por não ter tido uma boa vivência do conteúdo na graduação. Conclui-se que uma formação inicial deficitária, no que se refere ao conteúdo de lutas, contribui para o abandono dessa prática no ambiente escolar. No entanto os jogos de luta/oposição/combate tornam-se ferramentas essenciais para que o docente consiga aplicar o conteúdo sem a necessidade de ser um especialista em alguma modalidade de luta.por
dc.description.abstractDespite the National Curricular Common Base (BNCC) ensuring the teaching of struggles in basic education, it is clear that this content is neglected by teachers who, for convenience and safety, prefer to work with team ball sports in their classes. Therefore, this work aims to identify the difficulties in the application of Wrestling in Physical Education classes and to investigate what the literature points out as possibilities in the face of the problem. It was used in the screening of the production of knowledge about the struggles in the methodology, the survey of academic works, in the main journals in Brazil (Base of Dissertations and Theses of CAPES, Periodicals of USP, UNICAMP, UFG, UNB and Google Scholar), in the period from 2019 to 2022, related to the theme of struggles in Physical Education in Elementary School. At the end of the entire selection, 14 academic productions were chosen for analysis. The results presented indicate that the content of struggles is neglected in Basic Education by most teachers, based on the justification of lack of didactic material, adequate space, proper clothes, incentive to violence and for not having had a good experience of the content in graduation. It is concluded that a deficient initial training, with regard to the content of fights, contributes to the abandonment of this practice in the school environment. However, fighting/opposition/combat games become essential tools for the teacher to be able to apply the content without the need to be an expert in some type of fight.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Carminda Pereira (carminda.aguiar@ueg.br) on 2023-07-20T17:45:34Z No. of bitstreams: 1 MG796 0028-2022.pdf: 595764 bytes, checksum: 6f93ab4c1dff0ef350b7e3ff3c61e02e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-20T17:45:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MG796 0028-2022.pdf: 595764 bytes, checksum: 6f93ab4c1dff0ef350b7e3ff3c61e02e (MD5) Previous issue date: 2022-03-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentUnidade Universitaria de Goiania - ESEFFEGOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programEducacao Fisica - Licenciaturapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectLutaspor
dc.subjectJogos de oposiçãopor
dc.subjectJogos de Combatepor
dc.subjectPhysical Educationpor
dc.subjectFightspor
dc.subjectOpposition gamespor
dc.subjectCombat Gamespor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.titleDesafios e possibilidades do ensino de lutas nos primeiros anos do ensino fundamental: uma revisão da literaturapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopor
Appears in Collections:Educação Física (licenciatura) / Eseffego - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG796 0028-2022.pdfMG796 0028-2022581.8 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.