???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/753
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Aline de Farias | - |
dc.contributor.advisor1 | Adão, Jorge Manoel | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-04T22:36:22Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-23 | - |
dc.identifier.citation | Silva, Aline de Farias. Alfabetização de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): estratégias e possibilidades na Escola Municipal Antônio Farias de Mesquita de Luziânia - GO. 2023. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Luziânia, Luziânia, 2023. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/753 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho discute acerca da alfabetização de crianças com transtornos do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Possui como objetivo geral investigar o processo de alfabetização das crianças com TDAH, especificamente, a partir de um estudo de caso em uma Escola Municipal do Estado de Goiás (GO). E com isso, os objetivos específicos embasados são: apresentar o contexto histórico, legal e epistemológico da Educação Especial voltada aos alunos com TDAH; realizar pesquisa de campo; analisar os dados da observação e dos dados coletados na pesquisa de campo, e destacar estratégias e possibilidades para que ocorra este processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, a metodologia aplicada para esta pesquisa é voltada para a qualitativa, com a modalidade de estudo de caso, e, com a técnica de observação da entrevista semiestruturada. Para fundamentação da pesquisa temos a contribuição do livro ‘’ No mundo da Lua’’ (2003) na qual aborda diversas questões sobre o transtorno, e para a fundamentação teórica contamos com autores como: Vygotsky (1932/1934/1979/1984), Piaget (1999), Emília Ferreiro (1980), Libâneo (1994), Brites (2019), entre outros. Utilizamos também as legislações que apoiam este ensino, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1994), Constituição Federal de 1988 entre outros. A principal conclusão desta pesquisa, é de que, nas escolas com apoio da Secretaria de Educação que têm a parceria com a Divisão de Atendimento às Necessidades Educacionais Especiais, ou seja, essa parceria, possibilita para a escola um currículo escolar mais amplo com vantagens aos alunos que necessitam dessa educação mais participativa. Enfim, esta pesquisa em seu conjunto, com a pesquisa de campo, nos dá a perspectiva de que a criança com TDAH pode ser alfabetizada. | por |
dc.description.abstract | The present work discusses about the literacy of children with attention deficit hyperactivity disorders (ADHD). Its general objective is to investigate the literacy process of children with ADHD; specifically, from a case study in a Municipal School in the State of Goiás (GO). And with that, we base the specific objectives that are the following: to present the historical, legal and epistemological context of Special Education aimed at students with ADHD; carry out field research; analyze observation data and data collected in field research; and, highlight strategies and possibilities for this teaching and learning process to occur. In this way, the methodology applied for this research is focused on the qualitative, with the modality of case study, and, with the technique of observation of the semi-structured interview. To support the research we have the contribution of the book '' In the world of the Moon'' (2003) in which it addresses several questions about the disorder, and for the theoretical foundation we have authors such as: Vygotsky (1932/1934/1979/1984), Piaget (1999), Emília Ferreiro (1980), Libâneo (1994), Brites (2019), among others. We also used the laws that support this teaching, such as the Law of Guidelines and Bases of National Education (1994), Federal Constitution of 1988, among others. The main conclusion of this research is that, in schools with the support of the Department of Education that has a partnership with the Division of Assistance to Special Educational Needs, that is, this partnership, enables the school to have a broader school curriculum with advantages to students who need this more participatory education. Finally, this research as a whole, with the field research, gives us the perspective that the child with ADHD can be literate. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Agostinha Rodrigues (bib.luziania@ueg.br) on 2023-08-04T22:36:22Z No. of bitstreams: 1 MG37 0002-2023 - Aline de Faria.pdf: 774932 bytes, checksum: d070bf7d74ec98ba59565cc0353ec7f3 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-08-04T22:36:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MG37 0002-2023 - Aline de Faria.pdf: 774932 bytes, checksum: d070bf7d74ec98ba59565cc0353ec7f3 (MD5) Previous issue date: 2023-01-23 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual de Goiás | por |
dc.publisher.department | Unidade Universitaria de Luziania | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEG | por |
dc.publisher.program | Pedagogia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação Especial | por |
dc.subject | Alfabetização | por |
dc.subject | Transtorno do Déficit de Educação e Hiperatividade (TDAH) | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH): estratégias e possibilidades na Escola Municipal Antônio Farias de Mesquita de Luziânia - GO | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação | por |
Appears in Collections: | Pedagogia / Luziânia - Monografia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MG37 0002-2023 - Aline de Faria.pdf | TCC_Aline de Faria | 756.77 kB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.