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dc.creatorSilva, Aline de Farias-
dc.contributor.advisor1Adão, Jorge Manoel-
dc.date.accessioned2023-08-04T22:36:22Z-
dc.date.issued2023-01-23-
dc.identifier.citationSilva, Aline de Farias. Alfabetização de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): estratégias e possibilidades na Escola Municipal Antônio Farias de Mesquita de Luziânia - GO. 2023. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Luziânia, Luziânia, 2023.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/753-
dc.description.resumoO presente trabalho discute acerca da alfabetização de crianças com transtornos do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Possui como objetivo geral investigar o processo de alfabetização das crianças com TDAH, especificamente, a partir de um estudo de caso em uma Escola Municipal do Estado de Goiás (GO). E com isso, os objetivos específicos embasados são: apresentar o contexto histórico, legal e epistemológico da Educação Especial voltada aos alunos com TDAH; realizar pesquisa de campo; analisar os dados da observação e dos dados coletados na pesquisa de campo, e destacar estratégias e possibilidades para que ocorra este processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, a metodologia aplicada para esta pesquisa é voltada para a qualitativa, com a modalidade de estudo de caso, e, com a técnica de observação da entrevista semiestruturada. Para fundamentação da pesquisa temos a contribuição do livro ‘’ No mundo da Lua’’ (2003) na qual aborda diversas questões sobre o transtorno, e para a fundamentação teórica contamos com autores como: Vygotsky (1932/1934/1979/1984), Piaget (1999), Emília Ferreiro (1980), Libâneo (1994), Brites (2019), entre outros. Utilizamos também as legislações que apoiam este ensino, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1994), Constituição Federal de 1988 entre outros. A principal conclusão desta pesquisa, é de que, nas escolas com apoio da Secretaria de Educação que têm a parceria com a Divisão de Atendimento às Necessidades Educacionais Especiais, ou seja, essa parceria, possibilita para a escola um currículo escolar mais amplo com vantagens aos alunos que necessitam dessa educação mais participativa. Enfim, esta pesquisa em seu conjunto, com a pesquisa de campo, nos dá a perspectiva de que a criança com TDAH pode ser alfabetizada.por
dc.description.abstractThe present work discusses about the literacy of children with attention deficit hyperactivity disorders (ADHD). Its general objective is to investigate the literacy process of children with ADHD; specifically, from a case study in a Municipal School in the State of Goiás (GO). And with that, we base the specific objectives that are the following: to present the historical, legal and epistemological context of Special Education aimed at students with ADHD; carry out field research; analyze observation data and data collected in field research; and, highlight strategies and possibilities for this teaching and learning process to occur. In this way, the methodology applied for this research is focused on the qualitative, with the modality of case study, and, with the technique of observation of the semi-structured interview. To support the research we have the contribution of the book '' In the world of the Moon'' (2003) in which it addresses several questions about the disorder, and for the theoretical foundation we have authors such as: Vygotsky (1932/1934/1979/1984), Piaget (1999), Emília Ferreiro (1980), Libâneo (1994), Brites (2019), among others. We also used the laws that support this teaching, such as the Law of Guidelines and Bases of National Education (1994), Federal Constitution of 1988, among others. The main conclusion of this research is that, in schools with the support of the Department of Education that has a partnership with the Division of Assistance to Special Educational Needs, that is, this partnership, enables the school to have a broader school curriculum with advantages to students who need this more participatory education. Finally, this research as a whole, with the field research, gives us the perspective that the child with ADHD can be literate.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Agostinha Rodrigues (bib.luziania@ueg.br) on 2023-08-04T22:36:22Z No. of bitstreams: 1 MG37 0002-2023 - Aline de Faria.pdf: 774932 bytes, checksum: d070bf7d74ec98ba59565cc0353ec7f3 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-04T22:36:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MG37 0002-2023 - Aline de Faria.pdf: 774932 bytes, checksum: d070bf7d74ec98ba59565cc0353ec7f3 (MD5) Previous issue date: 2023-01-23eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentUnidade Universitaria de Luzianiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programPedagogiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Especialpor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectTranstorno do Déficit de Educação e Hiperatividade (TDAH)por
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH): estratégias e possibilidades na Escola Municipal Antônio Farias de Mesquita de Luziânia - GOpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopor
Appears in Collections:Pedagogia / Luziânia - Monografia

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