???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/762
???metadata.dc.type???: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Title: | TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: abordagem a partir de um estudo de caso |
???metadata.dc.creator???: | Fonseca, Gabriel Henrique |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Adão, Jorge Manoel |
???metadata.dc.description.resumo???: | O presente estudo discute sobre as tecnologias contemporâneas na Educação Infantil. É uma pesquisa qualitativa. O objetivo geral é investigar a presença e a imbricação de tecnologias contemporâneas no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil; especificamente, uma abordagem a partir de um estudo de caso em uma escola pública confessional da cidade de Luziânia, estado de Goiás (GO) e, objetivos específicos são os seguintes: descrever o contexto histórico, epistemológico e legal do uso das tecnologias contemporâneas no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil; analisar as propostas do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola campo para o uso das tecnologias contemporâneas para processo ensino e aprendizagem na Educação Infantil; realizar observação e entrevistas no campo de pesquisa; contextuar, descrever e analisar os dados observados e coletados no campo de pesquisa. A metodologia utilizada na realização desta investigação foi a pesquisa qualitativa; modalidade de pesquisa um estudo de caso; e as Técnicas de pesquisas observação e entrevistas semiestruturadas. A conclusão desta pesquisa proporciona ao docente informações sobre Educação e Tecnologias para estarem imbricadas durante o processo de ensino e aprendizagem; proporcionando ao aluno o uso das tecnologias e torná-los fluentes na sua utilização para desenvolver todas as habilidades e competências. |
Abstract: | The present study discusses contemporary technologies in prescholl. It is qualitative research. The general objective is to investigate the presence and the imbrication of contemporary technologies in the teaching and learning process in preschool; specifically, an approach from a case study in a public school confession in the city of Luziânia, state of Goiás (GO) and specific objectives are the following: to describe the historical, epistemological and legal context of the use of contemporary technologies in the process of teaching and learning in preschool; to analyze the proposals of the Political Pedagogical Project (PPP) of the field school for the use of contemporary technologies for the teaching and learning process in preschool; carry out observation and interviews in the field of research; contextualize, describe and analyze the observed and collected data in the research field. The methodology used in carrying out this investigation was qualitative research; research modality a case study; and the techniques of observation research and semi- structured interviews. The conclusion of this research provides the teacher with information about Education and Technologies to be interwined during the teaching and learning process; providing the student with the use os Technologies and making them fluente in their use to develop anl skills and competencies. |
Keywords: | Tecnologia contemporânea Educação Infantil Criança Infância Tecnologia na Educação Infantil |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual de Goiás |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UEG |
???metadata.dc.publisher.department???: | Unidade Universitaria de Luziania |
???metadata.dc.publisher.program???: | Pedagogia |
Citation: | Fonseca, Gabriel Henrique. Tecnologias contemporâneas na Educação Infantil: abordagem a partir de um estudo de caso. 2023. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Luziânia, Luziânia, 2023 . |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/762 |
Issue Date: | 26-Jan-2023 |
Appears in Collections: | Pedagogia / Luziânia - Monografia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MG37 0007-2023 - Gabriel Henrique.pdf | TCC_Gabriel Henrique | 910.4 kB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.