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https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/895
???metadata.dc.type???: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Title: | FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: Um Estudo de Caso |
???metadata.dc.creator???: | Soares, Maiara da Silva |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Adão, Jorge Manoel |
???metadata.dc.description.resumo???: | O presente trabalho discorre sobre o contexto da educação do campo, buscando uma reflexão sobre a formação do professor que trabalha em espaços rurais; trazendo os principais desafios enfrentados por esses educadores e a visão de cada um a respeito da formação que tiveram para lecionar no campo. Esse entendimento se deu por meio de materiais bibliográficos e por meio da pesquisa de campo, elaborada em uma escola situada na zona Rural próxima a cidade de Luziânia, estado de Goiás (GO). De acordo com esse tema, é apresentado embasamento teórico para entender o contexto histórico da formação docente no Brasil, onde em 1827 foi formada a escola de primeiras letras, mas somente no século XIX foi dado início a formação de educadores, pensando realmente nesse profissional. Falamos ainda sobre a legislação da educação do campo, mostrando os principais documentos que propõem direitos para a escola do campo. No segundo capítulo é abordado brevemente a diferença entre educação rural e educação do campo; o pensamento e contribuições freiriana a respeito da educação do campo; impactos que a pandemia (COVID 19) causou na educação e os procedimentos metodológicos utilizados para a elaboração da pesquisa. Por último, o terceiro capítulo apresenta contexto, descrição e análise da pesquisa de campo, seguido das considerações finais, onde ressaltamos a necessidade de pensar-se mais na formação do educador, em todos os aspectos e contexto, pois ainda é notável a necessidade de uma formação direcionada ao educador do campo, seja ela na formação inicial ou formação continuada. |
Abstract: | The present work discusses the context of countryside education, seeking a reflection on the education of the teacher who works in the rural area, bringing the main challenges faced by these educators and the vision of each one regarding the training they had to teach in the countryside. This understanding was based on bibliographic materials and through field research, elaborated in a school located in the rural area near the city of Luziânia - GO. According to this theme, a theoretical basis is presented to understand the historical context of teacher`s education in Brazil, where in 1827 the “escola de primeiras letras” was formed, established by the Law of schools, determining that teachers must be trained to work in capitals of the Brazilian Provinces, but the training of educators only started in the nineteenth century, finally focusing in this professional area. We also talk about the legislation of education in rural areas, showing the main documents that propose rights for those schools, among them we have LDBEN Lei 9.394/96 that deals with the training of teachers of basic education, and in its art.28 shows the proposal of basic education for the rural population, we also present Decree No. 7.352, which points out the policy of education in rural areas and the National Education Program in the Agrarian Reform. This Decree also presents, in the course of the document, every aspect that characterizes the countryside and the obligations in the education of its population. The second chapter briefly addresses the difference between rural education and countryside education; Freire, Paulo thoughts and contributions regarding countryside education; impacts that the pandemic (COVID 19) caused on education the methodological procedures used for the preparation of the research. Finally, the third chapter presents the context, description, and analysis of the field research, followed by final considerations. Where we emphasize the need to think more about the education of the educator, in all aspects and context, as there I still a remarkable need for training directed to the educator in the field, be it in initial training or continuing education. |
Keywords: | Educação do campo Formação de professores Educação Rural |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual de Goiás |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UEG |
???metadata.dc.publisher.department???: | Unidade Universitaria de Luziania |
???metadata.dc.publisher.program???: | Pedagogia |
Citation: | Soares, Maiara da Silva. Formação inicial de professores da Educação do Campo: um estudo de caso. 2021. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Luziânia, 2021. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/895 |
Issue Date: | 17-Mar-2021 |
Appears in Collections: | Pedagogia / Luziânia - Monografia |
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