Recent Submissions
Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Inclusiva estrátegias e desafios
O presente trabalho discute acerca das estratégias e possibilidades para o ensino de alunos com Transtorno do Espectro Autista, também conhecido como TEA. Com o objetivo geral de entender a dinâmica da colaboração do pedagogo para o aluno com TEA, e se desmembra nos objetivos específicos: entender o contexto do autismo e suas leis; compreender a relação da Educação infantil e as Politicas Publicas. A metodologia aplicada para a elaboração deste trabalho tem como base o tipo de pesquisa biblio...
A aquisição da autonomia na Educação Infantil
Para investigar a aquisição da autonomia na Educação Infantil é necessário compreender que autonomia é a capacidade de realizar atividades e escolhas sozinha, toda criança busca ser autônoma, portanto o espaço da Educação Infantil é fundamental nesse processo. Está pesquisa tem por objetivo geral; investigar de que maneira a Autonomia é obtida na Educação Infantil e específica conceituar a autonomia aplicada a Educação Infantil; fazer um breve histórico da Educação Infantil e analisar a impor...
O planejamento escolar: uma relação entre teoria e prática
O presente estudo teve como tema o planejamento escolar: uma relação entre teoria e prática e como intuito pesquisar como ocorre à relação entre teoria e prática no planejamento escolar, e apresenta os objetivos específicos que são: conceituar planejamento; observar a prática do planejamento na escola; refletir acerca da importância do planejamento escolar. Assim, à luz de Sant’Anna e Menegolla (2003) que falam sobre o planejamento educacional, o processo educativo e os professores relacionad...
O brincar na pré-escola
O presente estudo tem o objetivo de Investigar quais atividades estão sendo realizadas para o desenvolvimento cognitivo das crianças de uma turma de Jardim II da Educação Infantil de uma escola pública no município de Luziânia Goiás; e, como os objetivos específicos: perceber de que maneira os professores utilizam as brincadeiras na Educação Infantil; analisar como a criança interage diante das brincadeiras na educação infantil; verificar qual a necessidade das atividades lúdica no desenvolvi...
Tecnologias contemporâneas e Educação Especial: um estudo a partir dos anos iniciais do Ensino Fundamental
O presente estudo, de abordagem qualitativa, teve como objetivo principal compreender como ocorre a utilização de tecnologias contemporâneas na Educação Especial nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Diante disso, buscou-se uma conhecer, por meio de entrevista realizada na Escola Municipal D’alva VII – Professora Geralda Divina Lopes Neto, localizada em Luziânia no Estado Goiás. Em nível teórico foram abordados os principais conceitos e o que existem disponível e utilizado de tecnologias c...
As atividades lúdicas no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil I
Atividades lúdicas e o processo de ensino e aprendizagem da Criança na Educação Infantil I segundo Vygotsky (1997) trabalha também com um outro domínio da Atividade Infantil que tem claras relações com o desenvolvimento: o brinquedo. Comparada com a situação escolar, a situação de brincadeira parece pouco estruturada e sem uma função explícita na promoção de processo de desenvolvimento. O presente estudo teve como objetivo investigar se a prática das atividades lúdicas está sendo aplicada con...
Ludicidade: um novo olhar para os educadores da Educação Infantil do município de Luziania Goiás
A atual perspectiva sobre a infância, a educação e a sociedade vem apontando um universo distinto no que diz respeito às formas de expressão de valores, interesses, ensino e aprendizagem. Essa pesquisa aborda a importância da ludicidade nos processos de ensinosobre aprendizagem na educação infantil, demonstrando através dos temas a serem discutidos, que a ludicidade é uma ferramenta muito eficaz para os professores no uso de suas metodologias. A ludicidade é uma área que trata dos jogos,...
O lúdico na Pré-Escola
O presente trabalho de conclusão analisa o lúdico na pré-escola. Dessa forma, tem como objetivo geral pesquisar, refletir e analisar se o lúdico favorece o processo de ensino e aprendizagem na pré-escola. Á luz de Kishimoto (2010); Friedmann (2012); Teles (1997); Oliveira (2003); Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (2010), dentre outros. Este estudo mostra o lúdico como uma atividade de extrema importância no processo ensino aprendizagem da educação infantil especificamente...
A psicomotricidade e o desenvolvimento da leitura e da escrita
Ler e escrever são fundamentais no nosso dia a dia, pois o homem tem a necessidade de se comunicar graficamente, assim a psicomotricidade deve ser contemplada ao processo de ensino-aprendizagem, para que haja um maior desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo da criança. Este estudo tem como objetivo principal investigar como as atividades psicomotoras estão sendo contempladas nos documentos orientadores do Ensino Fundamental, para que o professor possa desenvolvê-las em sala de aula. Tendo ...
O lúdico nas práticas de alfabetização e letramento no 3º ano do Ensino Fundamental
O conceito de alfabetização e letramento vem mudando ao longo dos anos, e através dessas mudanças evoluindo historicamente, mediante ao posicionamento dos teóricos. Pode-se dizer que alfabetização e letramento são duas coisas distintas, mas que uma depende da outra, não tem como alfabetizar sem letrar. A investigação tem como tema o lúdico nas práticas de alfabetização e letramento no 3º ano do ensino fundamental, e como objetivo geral conhecer as práticas pedagógicas por meio da ludicidade p...
A aplicação da Lei 10.639/03 nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estudo de caso de uma escola pública municipal
O presente estudo, de abordagem qualitativa tem como intuito analisar como ocorre a aplicação da Lei 10.639/03, em uma escola pública municipal de Luziânia, Goiás nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, esta análise foi fruto da inquietação em saber quais são as expectativas e concepções dos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental sobre os alunos negros. Assim, esta Análise revela a aplicação desta lei por meio de uma pesquisa realizada em uma escola pública municipal. O Referenc...
O processo de ensino-aprendizagem da leitura do Ensino Fundamental I
Este estudo teve como objetivo refletir sobre o processo de ensino-aprendizagem da leitura, cujo interesse de pesquisa surgiu a partir da análise de pesquisas recentes sobre as capacidades linguísticas desenvolvidas nos educandos do ensino fundamental I. Buscou-se relacionar ao processo de ensino-aprendizagem da leitura a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, como um fator potencializador a ser utilizado nas práticas pedagógicas durante o ensino e estímulo da leitura. O objetivo ge...
O Bullying na sala de aula do Ensino Fundamental I
O presente estudo aborda, através de uma revisão bibliográfica, as manifestações do fenômeno bullying no contexto escolar, em especial na sala de aula. Procuramos caracterizar no decorrer do estudo o bullying, o contexto histórico no Brasil e no mundo e o que rege a legislação e as mudanças que ocorreram. A escola necessita ser um ambiente seguro, e acolhedor o que permitirá à criança socializar-se e desenvolver responsabilidades, defender ideias e, acima de tudo, assumir uma autonomia própri...
Planejamento de ensino: relevância e complexidade na sala dos iniciais em uma escola pública de Luziânia
O presente estudo, de abordagem qualitativa, tem como intuito compreender como ocorre O Planejamento de ensino nos Anos Iniciais. Diante disso, buscou-se uma compreensão mais próxima da relevância e complexidade do planejamento em sala por meio de um estudo de caso realizado com uma professora de uma turma de ano inicial em uma escola municipal de Ensino Fundamental e as observações realizadas na escola permitiram verificar e analisar as relevâncias e dificuldades do planejamento de ensino. À...
O Lúdico como recurso pedagógico no desenvolvimento e aprendizagem da criança na pré-escola: o caso de uma escola municipal
A realização de estudos concerne acerca da importância e da influência do lúdico como recurso pedagógico no desenvolvimento e na aprendizagem da criança de Educação Infantil em uma escola municipal do município de Luziânia–GO. Percebe-se a importância dessa discussão para o meio educacional, pois, o conhecimento é construído por meio da ludicidade o que poderá auxiliar a criança a obter melhor desempenho na aprendizagem. Contudo, é na infância que é a idade das brincadeiras. Pretende-se demon...
Qualidade de vida docente versus síndrome de Burnout: desafios e perspectivas contemporâneas
Os sistemas educacionais contemporâneos têm exigido do professor uma série de atitudes habilidade e competências que lhe são cotidianamente, explícita ou implicitamente cobradas. Este, por sua vez, tem sido coadjuvante passivo no que se refere à exposição de suas particularidades subjetivas idiossincráticas. Diante disso, a proposta deste trabalho é instigar debates voltados à saúde emocional do professor objetivando à prevenção da síndrome de Burnout. Para tanto, a base referencial teórica e...
O brincar na Educação Infantil II: contribuição para o processo ensino aprendizagem
Percebe-se que na Educação Infantil há a urgente necessidade de existirem ativida-des complementares que sejam pedagógicas, objetivando-as o bom aprendizado dos alunos. O brincar e o brinquedo se tornam ótimos exemplos dessas atividades quando usados com o fim positivo na educação, pois à medida que a criança intera-ge com os objetos lúdicos e com os outros indivíduos,ela vai construindo relações e conhecimentos a respeito do mundo em que vive. O objetivo geral do presente tra-balho foi anali...
Avaliação nos anos iniciais do Ensino Fundamental
O presente estudo tem o intuito de pesquisar como ocorre a avaliação escolar, á luz de Cunha (1996), Farias (2009), Libâneo (2008), Ludke (2012),dentre outros.Esta pesquisa revela que existem diferentes formas de avaliar o aluno e que os professores não levam em consideração apenas as provas bimestrais como instrumento avaliativo.Esta pesquisa qualitativa realizada por meio de um estudo de caso, mostra que avaliação é indispensável para o processo de ensino aprendizagem.
O uso de tecnologias contemporâneas como recurso didático nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Essa pesquisa tem por objetivo analisar a utilização dos recursos tecnológicos contemporâneos como recursos didáticos no espaço de sala de aula, como apoio nos processos de ensino e de aprendizagem. Ela foi realizada numa escola de rede pública de ensino inserida no município de Luziânia, por meio de uma metodologia de natureza qualitativa. Como instrumentos de coleta de dados, foi utilizado um questionário com questões abertas, aplicado aos professores a cinco professores do ensino fundament...
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- 159 application/pdf
- 159 Acesso Aberto