???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1048
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Circo Laheto : projetando o picadeiro
???metadata.dc.creator???: Sanches, Paula Nunes
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Costa, Ana Paula Silva da
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho consiste em mostrar como a arte circense evoluiu ao longo dos anos, e ainda sim persistiu adaptando seu espetáculo a um novo público e institucionalizando sua arte. O foco são as escolas de circo, buscando evidenciar como se deu o surgimento dessas escolas e como elas dialogam com seus alunos e a relação dos mesmos, quando se apresentam em espaços públicos. A escola específica a ser tratada, é o Circo Laheto, que desde seu surgimento buscou institucionalizar sua arte, tendo como foco, o caráter social do circo, uma arte considerada elitista por muitos anos, marginalizada em outros, dialogando diretamente com a periferia e suas necessidades. Tratando então sobre a ocupação dos espaços públicos, a perpetuação da arte e suas expressões, o valor do trabalho social e evidenciando que o mesmo traz mudanças na finalidade do espetáculo, a arquitetura vem, alinhavando todos esses questionamentos mostrando como, as duas formas de arte estão extremamente aliadas. Tanto o circo quanto a arquitetura, buscam brincar e estimular a imaginação dos usuários/expectadores, ambas artes sinestésicas, que tocam o íntimo de quem as experiencia, dando assim, asas ao espetáculo que é, a capacidade de transmitir o conhecimento num ambiente propício para tal. A arquitetura mostra seu papel, quando busca transformar espaços, ressignificar memórias, alterar rotas. E é justamente esse o papel da escola de circo, metamorfosear as realidades, dar novos significados e pautar novos caminhos. Aliado a tudo isso, ainda refletir sobre uma arte milenar, que mesmo sem subsídios, se torna cada dia mais essencial.
Abstract: O presente trabalho consiste em mostrar como a arte circense evoluiu ao longo dos anos, e ainda sim persistiu adaptando seu espetáculo a um novo público e institucionalizando sua arte. O foco são as escolas de circo, buscando evidenciar como se deu o surgimento dessas escolas e como elas dialogam com seus alunos e a relação dos mesmos, quando se apresentam em espaços públicos. A escola específica a ser tratada, é o Circo Laheto, que desde seu surgimento buscou institucionalizar sua arte, tendo como foco, o caráter social do circo, uma arte considerada elitista por muitos anos, marginalizada em outros, dialogando diretamente com a periferia e suas necessidades. Tratando então sobre a ocupação dos espaços públicos, a perpetuação da arte e suas expressões, o valor do trabalho social e evidenciando que o mesmo traz mudanças na finalidade do espetáculo, a arquitetura vem, alinhavando todos esses questionamentos mostrando como, as duas formas de arte estão extremamente aliadas. Tanto o circo quanto a arquitetura, buscam brincar e estimular a imaginação dos usuários/expectadores, ambas artes sinestésicas, que tocam o íntimo de quem as experiencia, dando assim, asas ao espetáculo que é, a capacidade de transmitir o conhecimento num ambiente propício para tal. A arquitetura mostra seu papel, quando busca transformar espaços, ressignificar memórias, alterar rotas. E é justamente esse o papel da escola de circo, metamorfosear as realidades, dar novos significados e pautar novos caminhos. Aliado a tudo isso, ainda refletir sobre uma arte milenar, que mesmo sem subsídios, se torna cada dia mais essencial.
Keywords: Circo
Artes circense
Arquitetura
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Campus Central - Sede Anapolis - CET
???metadata.dc.publisher.program???: Arquitetura e Urbanismo
Citation: SANCHES, Paula Nunes. Circo Laheto: projetando o picadeiro. 2021. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Bacharel em Arquitetura e Urbanismo) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET - Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, GO, 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1048
Issue Date: 9-Sep-2021
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo / CET - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PAULA NUNES SANCHES_TCC_ARQ.pdfTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação_Bacharel em Arquitetura e Urbanismo10.27 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.