???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1237
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Uso de psicofármacos por crianças e adolescentes no Capsi Crescer de Anápolis, Goiás
???metadata.dc.creator???: Caetano, Jéssica Alves
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Espírito Santo, Cristiane Alves da Fonseca do
???metadata.dc.contributor.referee1???: Espírito Santo, Cristiane Alves da Fonseca do
???metadata.dc.contributor.referee2???: Morais, Weuller Filho de
???metadata.dc.contributor.referee3???: Brito, Wesley de Almeida
???metadata.dc.description.resumo???: O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) foi criado no sentido de substituir o modelo manicomial, e é referência para o tratamento de pessoas com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves, entre outros quadros patológicos que necessitam tratamento e acompanhamento médico, sendo ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os CAPSi são CAPS infantis destinados à indivíduos com transtornos mentais na infância e adolescência. O CAPSi Crescer é especializado no atendimento de crianças e adolescentes portadores de sofrimento psíquico grave e persistente, evitando as internações, de modo que suas ações possam ajudá-los em sua reinserção social, cultural e familiar. O objetivo deste estudo foi analisar o uso de psicofármacos por crianças e adolescentes que são atendidos no CAPSi Crescer. Foram avaliados 120 pacientes, destes 6,66% tinham entre 3 a 6 anos, 46,66% tinham entre 7 a 12 anos e 46,66% entr13 a 18 anos, com predominância no sexo masculino (55%). No que se referem ao perfil diagnóstico, os meninos apresentaram queixa escolar como principal motivo, seguido de lesões ou transtornos neuromotores. Já as meninas apresentaram como principal motivo retardo mental, ansiedade e isolamento. Sobre o perfil dos pacientes com transtornos mentais em relação ao grau de escolaridade, 94% afirmaram frequentar escola regular, independente de seus diagnósticos. A maior parte dos pacientes possui o Ensino Médio Incompleto (67%). Moram com os pais (76%) e, recebem até três salários mínimos (68%). Em relação ao acesso/demanda, 38% tiveram acesso por meio do Conselho Tutelar e Escolas, 33% através da Unidade Básica de Saúde e 29% por demanda espontânea. As principais classes terapêuticas utilizadas foram: antipsicóticos, antiepilépticos, antidepressivos, benzodiazepínicos e psicoestimulantes. O medicamento mais utilizado foi o psicoestimulante Cloridrato de Metilfenidato - Ritalina ® (31%), seguido do antidepressivo Cloridrato de Fluoxetina (9%). A adoção da atenção farmacêutica como recurso imprescindível na unidade foi bastante abordada na pesquisa, sendo que o papel desse profissional é fundamental na análise de prescrições, orientações aos pacientes e acompanhamento da terapêutica medicamentosa.
Abstract: The Psychosocial Care Center (CAPS) was created to replace the asylum model, and is a reference for the treatment of people with mental disorders, psychoses, severe neuroses, among other pathological conditions that require treatment and medical monitoring, being offered by the System Unified Health System (SUS). CAPSi Crescer is specialized in the care of children and adolescents with severe and persistent psychic suffering, avoiding hospitalizations, so that their actions can help them in their social, cultural and family reintegration. The objective of this study was to analyze the use of psychoactive drugs by children and adolescents who are cared for in CAPSi Crescer. A total of 120 patients were evaluated, 6,66% were between 3 and 6 years old, 46,66% were between 7 and 12 years old, and 46,66% were between 13 and 18 years old, with a predominance of males (55%). Regarding the diagnostic profile, boys presented a school complaint as the main reason, followed by neuromotor injuries or disorders. The girls presented as main reason mental retardation, anxiety and isolation. Regarding the profile of patients with mental disorders in relation to the level of schooling, 94% said they attend regular school, regardless of their diagnosis. Most patients have incomplete high school education (67%). They live with their parents (76%) and receive up to three minimum wages (68%). Regarding access / demand, 38% had access through the Tutelary Council and Schools, 33% through the Basic Health Unit and 29% through spontaneous demand. The main therapeutic classes used were: antipsychotics, antiepileptics, antidepressants, benzodiazepines and psychostimulants. The most commonly used medication was methylphenidate hydrochloride - Ritalin ® (31%), followed by the antidepressant Fluoxetine hydrochloride (9%). The adoption of pharmaceutical care as an essential resource in the unit was much approached in the research, and the role of this professional is fundamental in the analysis of prescriptions, guidelines for patients and monitoring of drug therapy.
Keywords: Atenção farmacêutica
Psicofármacos
Transtorno Mental
Pharmaceutical care
Psychotropic drugs
Mental Disorder
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Campus Central - Sede Anapolis - CET
???metadata.dc.publisher.program???: Farmacia
Citation: CAETANO, Jéssica Alves. Uso de psicofármacos por crianças e adolescentes no Capsi Crescer de Anápolis, Goiás. 2019. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Bacharel em Farmácia) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET - Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, GO, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1237
Issue Date: 5-Jun-2019
Appears in Collections:Farmácia / CET - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jéssica Alves Caetano_TCC_F..pdfTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação_Bacharel em Farmácia2.02 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.