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???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O (não) lugar da educação física nos centros municipais de educação infantil da cidade de Inhumas
???metadata.dc.creator???: Pinheiro, Átyla Layla Bandeira
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Bandeira, Lílian Brandão
???metadata.dc.contributor.referee1???: Linhares, Renata
???metadata.dc.contributor.referee2???: Santos, Rosirene Campêlo dos
???metadata.dc.description.resumo???: A Educação Infantil, a partir de 1988, com a Constituição Federal brasileira passa a ser direito das crianças e, assim, torna-se responsabilidade do Estado fornecer educação para essas crianças de 0-6 anos de idade. O presente trabalho tem o objetivo de compreender como a linguagem corporal é trabalhada em dois Centros Municipais de Educação Infantil de Inhumas, levando em consideração a ausência do professor de Educação Física. O trabalho aborda a infância no decorrer da história até a contemporaneidade; a discussão da Educação Física e suas possibilidades na Educação Infantil; e a discussão dos dados coletados para se compreender como a linguagem corporal é trabalhada nos Centros de Educação Infantil de Inhumas. A metodologia adotada foi uma pesquisa qualitativa, na qual foi utilizado um estudo bibliográfico e, ainda, um estudo comparativo de um CMEI que tem Educação Física e um outro sem a presença desse professor. Foram aplicadas entrevistas semiestrutradas com as pedagogas, com a professora de Educação Física e com as diretoras como instrumento para coleta de dados. Essas entrevistas foram gravadas e transcritas, em seguida analisadas em duas categorias. Ao final, conclui-se com a Educação Física permanece ausente na Educação Infantil mesmo no CMEI em que existe atuação pedagógica de uma professora com formação na área.
Abstract: Early Childhood Education, from 1988 onwards, with the Brazilian Federal Constitution becomes the right of children and, thus, it becomes the State's responsibility to provide education for these children aged 0-6 years. In this way children become a national concern. From this, various laws begin to be discussed and implemented to ensure early childhood education in kindergartens and preschools. Therefore, the present work aims to understand how body language is worked in Early Childhood Education at the Municipal Centers of Early Childhood Education, taking into account the absence of the Physical Education teacher. The work will be divided into three chapters, the first chapter will focus on childhood throughout history until contemporary times, in the second chapter we will bring the discussion of Physical Education in Early Childhood Education and body language as the centrality of early childhood education in the Centers. Kindergarten and, finally, the third chapter that will bring the discussion of the collected data. The methodology adopted is a qualitative research, which will be used documentary analysis, literature review and also a comparative study of a Cmei that has Physical Education and another that does not have, will be applied questionnaires as a tool for data collection.
Keywords: Educação física
Educação Infantil
Linguagem Corporal
Physical education
Child education
Body language
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Goiania - ESEFFEGO
???metadata.dc.publisher.program???: Educacao Fisica - Licenciatura
Citation: PINHEIRO, Átyla Layla Bandeira. O (não) lugar da educação física nos centros municipais de educação infantil da cidade de Inhumas. 2019. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Educação Física - Licenciatura) - Universidade Estadual de Goiás, Goiânia.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1354
Issue Date: 6-Nov-2019
Appears in Collections:Educação Física (licenciatura) / Eseffego - Monografia

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