???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1359
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Desmistificação da fragilidade do gênero feminino na performance da dança contemporânea
???metadata.dc.creator???: Fontes, Dinekelle Lemes de
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Coelho, Renato
???metadata.dc.contributor.referee1???: Fátima, Conceição Viana de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Santos, Rosirene Campêlo dos
???metadata.dc.description.resumo???: A dança contemporânea possui demasiadamente uma busca por sua compreensão específica, pois sua origem foi atribuída ao rompimento de uma técnica existente sem intenções objetivas de se criar uma outra. Por possuir uma perspectiva ampla sobre as linguagens que podem ser construídas a partir da liberdade de expressar-se, ela se configurou entre os espaços que produzem movimentos como um lugar também de fala daquelas/es que as criam e principalmente daquelas/es que as interpretam. Perceber a dança contemporânea nesse lugar é essencial para traze-la como meio de alcançar as discussões sobre as desigualdades de gênero, por se tratar de uma questão de identidade, ao qual essa dança reconhece como sendo imprescindível para as estruturações que a norteia em seus pressupostos de representação. Esse estudo tem o intuito de investigar as construções sociais que operam sobre as desigualdades de gênero, em específico o feminino, para compreender como se deu o fenômeno do mito da fragilidade e assim elucidar os possíveis caminhos perpassados pelas mulheres até a contemporaneidade, momento em que percebe-se sua representatividade ainda constituída dentro dessa perspectiva. Diante dessa proposição, busco delinear uma análise qualitativa construída através de entrevista semiestruturada, com quatro mulheres artistas que atuam no cenário da dança contemporânea em Goiânia. Partindo da hipótese de suas contribuições acerca de suas experiências para os diálogos sobre a fragilidade do feminino nesse cenário e as expectativas sobre a dança contemporânea como propulsora da identidade da mulher dentro do seu contexto.
Abstract: Contemporary dance has too much a search for its specific understanding, for its origin has been attributed to the disruption of an existing technique without objective intentions of creating another. Having a broad perspective on the languages that can be constructed from the freedom of expression, it has been configured between the spaces that produce movements as a place also of speech of those who create them and especially those who interpret them. Understanding contemporary dance in this place is essential to bring it as a means to reach discussions about gender inequalities, as it is a question of identity, which this dance recognizes as essential to the structures that guide it in its assumptions. of representation. This study aims to investigate the social constructions that operate on gender inequalities, specifically the feminine, to understand how the phenomenon of the frailty myth occurred and thus to elucidate the possible paths taken by women until contemporary times, when its representativeness still constituted within this perspective is perceived. Given this proposition, I seek to delineate a qualitative analysis built through semi-structured interviews with four women artists who work in the contemporary dance scene in Goiânia. Starting from the hypothesis of his contributions about his experiences to the dialogues about the feminine fragility in this scenario and the expectations about the contemporary dance as propeller of the woman's identity within its context. Keywords: Contemporary Dance; Gender inequality; Myth of Fragility; Body structures; Feminine body; Representativity of women.
Keywords: Educação física
Dança Contemporânea
Desigualdade de gênero
Mito da Fragilidade
Estruturações dos corpos
Corpo Feminino
Identidade feminina
Representatividade da mulher
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Goiania - ESEFFEGO
???metadata.dc.publisher.program???: Educacao Fisica - Licenciatura
Citation: FONTES, Dinekelle Lemes de. Desmistificação da fragilidade do gênero feminino na performance da dança contemporânea. 2019. 85f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Educação Física - Licenciatura) - Universidade Estadual de Goiás, Goiânia.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1359
Issue Date: 4-Nov-2019
Appears in Collections:Educação Física (licenciatura) / Eseffego - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG796 0104-2019.pdfMG796 0104-2019732.54 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.