???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1471
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A intervenção do professor de educação física em jovens com anomalias congênitas do sistema osteomuscular
???metadata.dc.creator???: Stival, Carolyne Araujo
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Oliveira, Franassis Barbosa de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Souza, Lilian Fernanda Pacheco Moreira de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Almeida, Aline Cristiane Monteiro de
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho tem como objetivo analisar as possibilidades de intervenção do professor de Educação Física em jovens com anomalias congênitas do sistema osteomuscular. Trazendo uma discussão sobre causas, prevenções, profissionais envolvidos e intervenções tanto profiláticas como de também de reabilitação. O estudo constituiu-se em uma revisão exploratória da literatura sobre a intervenção do professor de educação física em jovens com anomalias congênitas do sistema osteomuscular. Foram utilizados alguns descritores para o levantamento da pesquisa como educação em saúde, possibilidades de intervenção e desportos adaptados. Os resultados mostram a eficácia dos desportos adaptados, em especial a natação. A conclusão aponta que ainda há um grande caminho a ser percorrido no âmbito de estudos científicos comprovando a eficácia da intervenção do professor de Educação Física, a fim controlar e/ou recuperar os comprometimentos advindos das anomalias congênitas do sistema osteomuscular.
Abstract: This paper aims to analyze the possibilities of Physical Education teacher intervention in young people with congenital anomalies of the musculoskeletal system. Bringing a discussion about causes, prevention, professionals involved and interventions both prophylactic as well as rehabilitation. The study was an exploratory literature review on the intervention of the physical education teacher in young people with congenital anomalies of the musculoskeletal system. Some descriptors were used to survey the research as health education, intervention possibilities and adapted sports. The results show the effectiveness of adapted sports, especially swimming. The conclusion points out that there is still a long way to go in the context of scientific studies proving the effectiveness of the Physical Education teacher intervention in order to control and / or recover the compromises arising from congenital anomalies of the musculoskeletal system. Key-Works: possibilities, physical education teacher, congenital anomaly and special education.
Keywords: Educação Física
intervenções
professor de educação física
anomalia congênita e educação especial
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Goiania - ESEFFEGO
???metadata.dc.publisher.program???: Educacao Fisica - Licenciatura
Citation: STIVAL, Carolyne Araujo. A intervenção do professor de educação física em jovens com anomalias congênitas do sistema osteomuscular. 2019. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Educação Física - Licenciatura) - Universidade Estadual de Goiás, Goiânia.
???metadata.dc.rights???: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1471
Issue Date: 8-Nov-2019
Appears in Collections:Educação Física (licenciatura) / Eseffego - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG796 0088-2019.pdfMG796 0088-2019542.1 kBAdobe PDFDownload/Open Preview    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.