???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1472
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Práticas pedagógicas criativas no exercício da educação física escolar em uma escola pública da cidade de Goiânia-GO
???metadata.dc.creator???: Teles, Felipe Durães de Souza
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Suanno, João Henrique
???metadata.dc.contributor.referee1???: Déa, Vicente Paulo Batista Dalla
???metadata.dc.contributor.referee2???: Leles, Marilia Teodoro de
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa teve como objetivo principal fazer uma análise, por meio de intervenções, de práticas pedagógicas criativas no exercício da Educação Física escolar em uma escola pública de Goiânia-GO, identificando e compartilhando as experiências vividas, contribuindo com a transformação da educação da escola, de professores, alunos, pais e funcionários. Os métodos utilizados tiveram cunho qualitativo e suporte metodológico das pesquisas bibliográfica, documental e exploratória. No primeiro capítulo foi construído um referencial teórico sobre a escola criativa e suas práticas pedagógicas, a transdisciplinaridade a serviço da Educação Física escolar e um breve resumo da história da Educação. No segundo é explicado sobre a metodologia utilizada e no terceiro é feito uma análise dos dados obtidos. A conclusão desta pesquisa é que as práticas pedagógicas da escola pesquisada não são criativas, porque elas não contemplam os princípios do modelo de escola criativa, mas que, os diálogos e experiências vivenciadas durante o processo foram de grande valia para aqueles que tiveram envolvidos ou participaram, direta ou indiretamente, da construção desse trabalho.
Abstract: This research aimed to analyze, through interventions, creative pedagogical practices in the exercise of physical education in a public school in Goiânia-GO, identifying and sharing the lived experiences, contributing to the transformation of school education, professors, students, parents and team. The used methods had qualitative character and methodological support to the bibliographical, documentary and exploratory research. In the first chapter, a theoretical framework was built on the creative school and its pedagogical practices, transdisciplinarity at the service of school physical education and a brief summary of the history of education. In the second is explained about the used methodology and in the third is made an analysis of the obtained data. It is concluded that the pedagogical practices of the researched school are not creative, as they do not contemplate the principles of the creative school model, but that the dialogues and the experiences lived during the process were of great value to those who got involved or participated , directly or indirectly, of the construction of this project. Keywords: Creativity; Transdisciplinarity; Awareness; Physical education; Pedagogical Practice.
Keywords: Educação Física
Criatividade
Transdisciplinaridade
Consciência
Prática Pedagógica
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Goiania - ESEFFEGO
???metadata.dc.publisher.program???: Educacao Fisica - Licenciatura
Citation: TELES, Felipe Durães de Souza. Práticas pedagógicas criativas no exercício da educação física escolar em uma escola pública da cidade de Goiânia-GO. 2019. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Educação Física - Licenciatura) - Universidade Estadual de Goiás, Goiás.
???metadata.dc.rights???: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1472
Issue Date: 8-Nov-2019
Appears in Collections:Educação Física (licenciatura) / Eseffego - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG796 0089-2019.pdfMG796 0089-2019280.15 kBAdobe PDFDownload/Open Preview    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.