???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1473
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Educação física na escola: uma reflexão sobre os motivos que levam as alunas a participarem com restrições das aulas de futsal
???metadata.dc.creator???: Araújo Júnior, Pedro Batista de
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Lima, Luiz Delmar da Costa
???metadata.dc.contributor.referee1???: Vieira Neto, João Martins
???metadata.dc.contributor.referee2???: Silva, Leon Deniz da
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho tem como finalidade analisar a participação feminina na prática da modalidade futsal/futebol, no âmbito escolar. Para tanto, foi utilizado como metodologia de coleta de dados, um questionário constituído de 12 questões sendo 8 delas fechadas e 4 delas fechadas porém exigiam um complemento dissertativo, as perguntas abordadas tem como princípio examinar se nas escolas selecionadas havia a oferta da modalidade futsal/futebol como conteúdo da Educação Física; se o grupo investigado tinha alguma vivência com o mesma; como ocorro a ocupação dos espaços esportivos durante os momentos recreativos, como ocorria a procura pela prática da modalidade e principalmente se há alguma manifestação preconceituosa direcionadas a prática dessas meninas referentes ao futsal. O questionário foi constituído com base no referencial de Sousa Jr. e Darido (2002), e aplicado para 30 alunas de duas escolas pública da rede estadual do município de Goiânia-GO, com propósito de responder a hipótese levantada ao inicio do planejamento deste trabalho. Concluímos que o futsal como conteúdo da Educação Física, por ser considerado somente para os homens, gera restrições à participação feminina.
Abstract: The present work aims to analyze the female participation in the practice of futsal / soccer, in the school environment. For such, it was used as methodology of data collection, a questionnaire consisting of 12 questions being 8 of them closed and 4 of them closed but required a dissertation complement, the questions approached has as principle to examine if in the selected schools there was the offer of futsal modality / soccer as content of Physical Education; if the group investigated had any experience with it; how does the occupation of sporting spaces occur during recreational moments, as occurred the search for the practice of the sport and especially if there is any prejudiced manifestation directed to the practice of these girls referring to futsal. The questionnaire was based on the framework of Sousa Jr. and Darido (2002), and was applied to 30 students from two public schools of the state of Goiânia-GO, in order to answer the hypothesis raised at the beginning of the planning of this work. . We conclude that futsal as a content of Physical Education, being considered only for men, generates restrictions on female participation. Keywords: Futsal / soccer, Physical Education, School, Content, Restrictions.
Keywords: Educação Física
Futsal
Futebol
Escola
Conteúdo
Restrinções
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Goiania - ESEFFEGO
???metadata.dc.publisher.program???: Educacao Fisica - Licenciatura
Citation: ARAÚJO JÚNIOR, Pedro Batista de. Educação física na escola: uma reflexão sobre os motivos que levam as alunas a participarem com restrições das aulas de futsal. 2019. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Educação Física - Licenciatura) - Universidade Estadual de Goiás, Goiânia.
???metadata.dc.rights???: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1473
Issue Date: 8-Nov-2019
Appears in Collections:Educação Física (licenciatura) / Eseffego - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG796 0090-2019.pdf795.73 kBAdobe PDFDownload/Open Preview    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.