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???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Nível de conhecimento dos estudantes de educação física da Eseffego sobre o transtorno do espectro autista
???metadata.dc.creator???: Araújo, Franciele Carneiro
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Vieira, Thaís Cidália
???metadata.dc.contributor.referee1???: Gigonzac, Marc Alexandre Duarte
???metadata.dc.contributor.referee2???: Déa, Vicente Dalla
???metadata.dc.description.resumo???: O número de profissionais formados em Educação Física cresce a cada semestre e muitos decidem trabalhar no campo da educação especial. O professor de educação física tem um importante papel, pois pode perceber e realizar uma identificação precoce dos primeiros sinais de uma criança com alterações motoras, assim como propor e estimular atividades que promovem a qualidade de vida de pessoas especiais. Uma das principias condições que tem aumentado sua incidência com início na infância é o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Devido ao comprometimento na linguagem, comunicação e interação social dessas crianças, torna–se fundamental discutir se estes acadêmicos estão sendo capacitados para trabalhar na educação especial durante a formação inicial ou se a preparação acontece de alguma outra forma, fora do âmbito da faculdade, através de livros, internet etc. Neste sentido, esta pesquisa teve como objetivo analisar o grau de conhecimento dos acadêmicos de licenciatura relacionado ao autismo, se há preparação para o campo também na prática. Com isso foi realizada uma pesquisa qualitativa de revisão bibliográfica elencada a aplicação de questionário, para os acadêmicos do 5o ao 8o período do curso de Educação Física em licenciatura da Eseffego/UEG. Os pesquisados foram sessenta acadêmicos, e os resultados demonstraram que cerca de 90% destes acadêmicos e profissionais estão permeando o final da graduação ou saem da faculdade sem o conhecimento e a experiência necessária para trabalhar na área da educação especial, tornando precária as atuações no campo. A intervenção precoce colabora para o desenvolvimento de crianças autistas, obter este conhecimento durante a formação significa promover mais qualidade no ensino e na mediação inclusiva desenvolvendo os fatores cognitivos, sociais e afetivos que refletem no comportamento e desenvolvimento da criança. Onde os profissionais recém-formados, podem contribuir diretamente com a educação física, estimulando os fatores cognitivos, sociais e afetivos para melhor desenvolver os processos das crianças.
Abstract: The number of professionals trained in Physical Education grows every semester and many decide to work in the field of special education. The physical education teacher has an important role, as he / she can perceive and early identify the first signs of a child with motor disorders, as well as propose and stimulate activities that promote the quality of life of special people. One of the main conditions that has increased its incidence with childhood onset is Autism Spectrum Disorder (ASD). Due to the impairment in language, communication and social interaction of these children, it is critical to discuss whether these students are being trained to work in special education during initial education or if preparation takes place in some other way outside the college through of books, internet etc. In this sense, this research aimed to analyze the degree of knowledge of undergraduate students related to autism, if there is preparation for the field also in practice. Thus, a qualitative research of bibliographic review was conducted, based on the application of a questionnaire, for the students from the 5th to the 8th period of the Physical Education course at Eseffego / UEG. The surveyed were sixty academics, and the results showed that about 90% of these professionals are passing the end of graduation or leave college without the knowledge and experience necessary to work in the field of special education, making the work in the field precarious. Early intervention contributes to the development of autistic children, obtaining this knowledge during training means promoting more quality in teaching and inclusive mediation by developing the cognitive, social and affective factors that reflect the child's behavior and development. Where newly graduated professionals can directly contribute to physical education, stimulating cognitive, social and affective factors to better develop children's processes. Keywords: Autism; ASD; special education; physical education.
Keywords: Educação física
Autismo
TEA
Educação especial
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Goiania - ESEFFEGO
???metadata.dc.publisher.program???: Educacao Fisica - Licenciatura
Citation: ARAÚJO, Franciele Carneiro. Nível de conhecimento dos estudantes de educação física da Eseffego sobre o transtorno do espectro autista. 2019. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Educação Física - Licenciatura) - Universidade Estadual de Goiás, Goiás.
???metadata.dc.rights???: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1505
Issue Date: 8-Nov-2019
Appears in Collections:Educação Física (licenciatura) / Eseffego - Monografia

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