???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1572
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O ensino sobre as interações ecológicas em um ambiente natural de cerrado : contribuições de uma aula prática de campo
???metadata.dc.creator???: Silva, Bianca Martins da
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Santos, Mirley Luciene dos
???metadata.dc.contributor.referee1???: Santos, Mirley Luciene dos
???metadata.dc.contributor.referee2???: Ferreira, Juliana Simião
???metadata.dc.contributor.referee3???: Paulo, Pedro Oliveira
???metadata.dc.description.resumo???: Pensar em uma sociedade sustentável implica em formar cidadãos conscientes do seu papel no ambiente, visto ser crescente a perda da biodiversidade dos ambientes naturais. Inserir na educação formal, o ensino sobre temas que abordem a complexidade desses ambientes é imprescindível. Nessa abordagem, um importante recurso a ser utilizado é a aula prática, que pode contribuir tanto para o envolvimento e a motivação dos estudantes com os conteúdos, quanto apresentar-se como um instrumento de superação da fragmentação do conhecimento. Nesse contexto, este trabalho investiga as contribuições de uma aula prática de campo, desenvolvida em uma trilha ecológica interpretativa realizada em um ambiente natural de Cerrado, no município de Anápolis, Goiás, utilizando as interações ecológicas como objeto de conhecimento. A coleta de dados aconteceu junto a duas turmas de estudantes do 7o ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual. A verificação da aprendizagem foi realizada por meio da elaboração de desenhos que representaram interações ecológicas abordadas em sala de aula (pré-teste) e após a aula de campo (pós-teste). Como resultado, obteve-se seis tipos de interações ecológicas representadas nos desenhos de 42 estudantes, num total de 32 exemplos no pré-teste e 44 exemplos no pós-teste. As interações apresentadas foram herbivoria, frugivoria, predação, polinização e inquilinismo em ambos os testes, enquanto a competição (intra e interespecífica) apareceu no pré-teste, e o mutualismo de proteção, no pós- teste. Esses resultados não evidenciam diferenças entre o pré e pós-teste, no que diz respeito à quantidade de interações ecológicas representadas em cada teste, mas diferenças quanto aos tipos e frequência das interações citadas e aumento no número de exemplos das mesmas. Além disso, constatou-se que após a realização da aula prática, os estudantes enxergaram de forma integrada e contextualizada as interações observadas no campo, além de uma mudança significativa na concepção inicial sobre as interações no Cerrado. Conclui-se que o uso de aulas práticas de campo favorece a articulação teoria-prática, com a integração e contextualização dos conteúdos abordados, sobretudo aqueles que estão ligados ao ambiente natural, configurando-se, portanto, em uma importante estratégia para o ensino.
Abstract: Thinking about a sustainable society implies forming citizens aware of their role in the environment, since the loss of biodiversity in natural environments is increasing. Inserting in formal education the teaching of themes that address the complexity of these environments is essential. In this approach, an important resource to be used is the practical class, which can contribute both to the involvement and motivation of students with the content, and present itself as an instrument to overcome the fragmentation of knowledge. In this context, this paper investigates the contributions of a practical field class, developed in an interpretive ecological trail held in a natural environment of Cerrado, in the city of Anápolis, Goiás, using ecological interactions as an object of knowledge. The data collection took place with two classes of 7th grade students from a public school. The verification of learning was done through the elaboration of drawings that represented ecological interactions discussed in the classroom (pre- test) and after the field class (post-test). As a result, we obtained six types of ecological interactions represented in the drawings of 42 students, with a total of 32 examples in the pre- test and 44 examples in the post-test. The interactions presented were herbivory, frugivory, predation, pollination, and tenancy in both tests, while competition (intra- and interspecific) appeared in the pre-test, and protective mutualism in the post-test. These results do not show differences between the pre- and post-test with respect to the amount of ecological interactions represented in each test, but differences regarding the types and frequency of interactions cited and an increase in the number of examples of them. In addition, it was found that after the practical class, the students saw the interactions observed in the field in an integrated and contextualized way, in addition to a significant change in their initial conception about the interactions in the Cerrado. We conclude that the use of practical field classes favors the articulation between theory and practice, with the integration and contextualization of the contents covered, especially those related to the natural environment, thus becoming an important teaching strategy.
Keywords: Atividade prática
Ensino de Ciências
Meio ambiente
Interações biológicas
Trilha ecológica interpretativa
Practical Activity
Science teaching
Environment
Biological interactions
Interpretive ecological trail
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS BIOLOGICAS
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Campus Central - Sede Anapolis - CET
???metadata.dc.publisher.program???: Ciencias Biologicas
Citation: SILVA, Bianca Martins da. O ensino sobre as interações ecológicas em um ambiente natural de cerrado: contribuições de uma aula prática de campo. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação( Bacharel em Ciências Biológicas) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET - Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, GO, 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1572
Issue Date: 10-Feb-2023
Appears in Collections:Ciências Biológicas / CET - Monografia

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.