???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/2258
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A disgrafia no âmbito escolar: um olhar a partir da ótica docente
???metadata.dc.creator???: Lima, Gleicikelle Rodrigues de
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Almeida, Cirlene Pereira dos Reis
???metadata.dc.description.resumo???: A disgrafia refere-se a um transtorno de aprendizagem que se não for diagnosticada e cuidado acarreta uma série de problemas para o aluno. Sendo assim, este trabalho objetiva discorrer sobre a disgrafia e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem no ensino fundamental I, a partir da ótica docente. Sobre a metodologia, foram adotadas a pesquisa de cunho exploratório e também a pesquisa bibliográfica. O arcabouço teórico insere-se no âmbito de estudos pertencentes à área da educação e da psicologia. Quanto aos resultados obtidos foram os seguintes: o aluno precisa de um diagnóstico dado por um profissional qualificado, quanto antes iniciar as medidas pedagógicas necessárias melhor será para o desenvolvimento do aluno, o professor precisa conhecer mais sobre a disgrafia no sentido de melhorar o aprendizado da criança, a família é peça fundamental para o acompanhamento.
Abstract: Dysgraphia refers to a learning disorder that, if not diagnosed and cared for, causes a series of problems for the student. Therefore, this work aims to discuss dysgraphia and its implications in the teaching and learning process in elementary school I, from a teaching perspective. Regarding the methodology, exploratory research and bibliographical research were adopted. The theoretical framework falls within the scope of studies belonging to the area of ​​education and psychology. As for the results obtained, they were as follows: the student needs a diagnosis given by a qualified professional, the sooner the necessary pedagogical measures begin, the better it will be for the student's development, the teacher needs to know more about dysgraphia in order to improve learning. child, the family is a fundamental part of monitoring.
Keywords: Disgrafia
Problemas de Aprendizagem
Ensino e Aprendizagem
Transtorno da Escrita
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Campus Norte - Sede - Uruacu
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: LIMA, Gleicikelle Rodrigues de. A disgrafia no âmbito escolar: um olhar a partir da ótica docente. 2023. 25 f.. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás, Uruaçu - GO.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/2258
Issue Date: 26-Jan-2023
Appears in Collections:Pedagogia / Uruaçu - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG37 - 0095 - 2023.pdfMG37 - 0095 - 2023262.34 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.