???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/2267
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A importância da utilização de ferramentas de comunicação como recurso para o desenvolvimento e inclusão de crianças com transtorno do espectro do autismo no ambiente escolar
???metadata.dc.creator???: Silva, Thaís
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Almeida, Cirlene Pereira dos Reis
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo buscou compreender como a utilização de ferramentas de comunicação no ambiente escolar pode auxiliar crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro do Autismo e possibilitar o desenvolvimento da socialização e aprendizagem. Diante disso, o objetivo geral foi analisar se a Comunicação Alternativa e Aumentativa como recurso da Tecnologia Assistiva, em ambiente educacional, pode auxiliar no desenvolvimento da criança com autismo no ensino regular. A metodologia utilizada para a construção do trabalho foi a pesquisa bibliográfica, utilizando-se de artigos científicos, livros, teses e dissertações. A partir da análise de dados, concluiu-se que a Comunicação Alternativa e Aumentativa pode ser um imprescindível método de inclusão da criança com autismo no ambiente escolar e em todos os âmbitos de seu cotidiano, pois através deste recurso, o indivíduo é capaz de desenvolver sua autonomia, aprendizagem, comunicação e socialização não só no contexto escolar, mas expandindo essas conquistas para seu cotidiano de forma geral.
Abstract: The present study sought to comprehend how the use of communication tools in the school environment can help children diagnosed with Autism Spectrum Disorder and enable the development of socialization and learning of these children. Therefore, the general objective was to analyze in the Augmentative and Alternative Communication as an Assistive Technology resource, in na educational environment, can help the development of the child with autism in regular education. The methodology used to construct this work is bibliographical character, therefore, it will be used scientific articles, books, theses, and dissertations. At last, from the research carried out, it was concluded that the Augmentative and Alternative Communication can be an essential method for the inclusion of children with autism in the school environment and in all areas of their daily lives, because through this resource, the individual is able to develop his autonomy, learning, communication and socialization not only in the school contexto, but expanding these achievements to his daily life in general.
Keywords: Autismo
Educação
Comunicação Alternativa Aumentativa
Autism
Education
Augmentative and Alternative Communication
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Campus Norte - Sede - Uruacu
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: SILVA, Thaís. A importância da utilização de ferramentas de comunicação como recurso para o desenvolvimento e inclusão de crianças com transtorno do espectro do autismo no ambiente escolar. 2023. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás, Uruaçu - GO.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/2267
Issue Date: 25-Jan-2023
Appears in Collections:Pedagogia / Uruaçu - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG37 - 0104 - 2023.pdfMG37 - 0104 - 2023427.58 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.