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???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Professor x educador: a prática docente crítico reflexivo uma análise em Freire e Gramsci
???metadata.dc.creator???: Lima, Carla Matias
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Gomes, Sandra Ramos
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa tem como objetivo analisar o professor versus educador e sua prática docente em Gramsci e Paulo Freire. Sendo que essa temática corresponde ao interesse em problematizar a tendência pedagógica progressista, abordando os fatores educacionais, políticos e culturais que influenciam na formação do professor, bem como sua aplicabilidade na prática docente. Nesse sentido, busca-se compreender a atuação do professor versus educador no modelo educacional capitalista, analisando sua formação, enquanto docente, e sua contribuição no despertar da consciência crítica de seus alunos. Sendo que o problema que esta pesquisa busca responder é se realmente o professor versus educador na sua prática docente, no modelo educacional capitalista, correspondem ao referencial crítico-reflexivo em Gramsci e Paulo Freire. No qual se busca perceber no decorrer desta a contribuição desses autores para a transformação social e uma educação libertadora. Tendo como hipóteses centrais, evidenciar se o professor versus educador na sociedade capitalista reforça sua formação crítico-reflexivo na prática escolar em Gramsci e Paulo Freire, assim como reconhecer o Estado enquanto determinante na formação do professor versus educador e na sua prática docente. Uma vez que se evidencia que a sociedade na qual estamos inseridos, requer constantemente uma formação para atender as exigências sociais, sendo que para isso acontecer são necessários docentes críticos, reflexivos e transformadores, que repensem sua prática de acordo com a realidade, buscando analisar as condições em que vivemos no modo de produção capitalista. Portanto para que seja viabilizada a temática acima mencionada, esta pesquisa se encontra estruturada em três capítulos, buscando através destes alcançar os objetivos acima descritos, bem como responder as hipóteses e ao problema aqui explicitado. Assim sendo, temos no primeiro capítulo que tem como título “Formação do professor versus educador no contexto histórico da educação”, no qual é realizada uma discussão teórica sobre formação do professor versus educador no contexto da história da educação, desde a Grécia antiga á atualidade. Discutindo também o conceito de Estado e definindo o que é educação no capitalismo e o perfil do professor crítico-reflexivo. O segundo capítulo, trás a temática “Professor versus educador uma análise sobre a prática docente em Paulo Freire e Antônio Gramsci”, sendo este um capítulo descritivo, no 9 qual é realizado um estudo sobre o pensamento de Freire em Gramsci, buscando compreender a contribuição de ambos para uma educação que viabilize uma formação crítica e reflexiva, para os educadores, bem como para os educandos. Para tanto, são analisadas algumas obras nas quais é discutido o pensamento desses autores, e apresentada a sua proposta de educação. O terceiro capítulo intitulado “Dinâmica entre a teoria e a práticas mediante o pensamento de Freire e Gramsci: uma análise nas escolas municipais de Campinorte-Go” se constitui em um capítulo que relaciona a teoria no pensamento de Freire e Gramsci, apresentado no segundo capítulo, com a prática dos professores entrevistados. Buscando através desta observar se os professores em questão correspondem ao referencial de educador em Gramsci e Paulo Freire, tendo em vista a influência destes autores no campo educacional.
Abstract: The present research aims to analyze the teacher versus educator and their teaching practice in Gramsci and Paulo Freire. This theme corresponds to the interest in problematizing the progressive pedagogical trend, addressing the educational, political and cultural factors that influence teacher training, as well as its applicability in teaching practice. In this sense, we seek to understand the role of the teacher versus educator in the capitalist educational model, analyzing their training as a teacher and their contribution to awakening the critical consciousness of their students. The problem that this research seeks to answer is whether the teacher versus educator in their teaching practice, in the capitalist educational model, correspond to the critical-reflexive framework in Gramsci and Paulo Freire. In this course, we seek to understand the contribution of these authors to social transformation and a liberating education. Having as central hypotheses, to highlight whether the teacher versus educator in capitalist society reinforces their critical-reflexive formation in school practice in Gramsci and Paulo Freire, as well as recognizing the State as a determinant in the formation of the teacher versus educator and in their teaching practice. Since it is evident that the society in which we are inserted constantly requires training to meet social demands, and for this to happen, critical, reflective and transformative teachers are needed, who rethink their practice in accordance with reality, seeking to analyze the conditions in which we live in the capitalist mode of production. Therefore, in order to make the aforementioned theme viable, this research is structured into three chapters, seeking through these to achieve the objectives described above, as well as answer the hypotheses and the problem explained here. Therefore, in the first chapter we have the title “Teacher training versus educator in the historical context of education”, in which a theoretical discussion is carried out on teacher training versus educator in the context of the history of education, from ancient Greece to the present day. . Also discussing the concept of State and defining what education is in capitalism and the profile of the critical-reflective teacher.
Keywords: Historicidade da educação
Educação e capitalismo
A dinâmica do Estado
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Campus Norte - Sede - Uruacu
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: LIMA, Carla Matias. Professor x educador: a prática docente crítico reflexivo uma análise em Freire e Gramsci. 2011. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás, Uruaçu - GO.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/2675
Issue Date: 21-Nov-2011
Appears in Collections:Pedagogia / Uruaçu - Monografia

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