???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/2697
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Leitura: a formação de leitores nos anos iniciais do ensino fundamental
???metadata.dc.creator???: Martins, Joceliete Vicentini Alves
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Mendes, Orlandina Aparecida B.
???metadata.dc.description.resumo???: A formação de leitores é, hoje, um grande desafio da escola. A grande ênfase à leitura se deve ao fato da mesma ser fundamental para todo o desenvolvimento acadêmico do aluno, além de se constituir em uma das ferramentas principais para a interpretação de fatos do contexto sócio-cultural do aluno. Por meio da leitura, o aluno pode interagir com o mundo da informação, construindo gradativamente seu próprio conhecimento, pois esta coloca a criança em contato com o mundo letrado. Fazer com que a criança desenvolva o hábito e o gosto pela leitura, entendendo sua importância numa sociedade letrada, torna-se um processo muito complexo para os professores, que, na maioria das vezes não estão preparados para o insucesso dos alunos. A dificuldade em dominar a leitura está não só no sentido de decifrar ideias, mas também no sentido de entendê-las e recriá-las. Na Educação Básica, especificamente nos anos iniciais do Ensino Fundamental, parece existir efetivamente uma preocupação com relação ao domínio de textos e em colocar as crianças em contato com diferentes tipos de textos que estão presentes no cotidiano. Portanto, a leitura parece não ter sentido para os alunos, se torna enfadonha e sem motivação, talvez pela forma como é apresentada. Assim, torna-se urgente e necessário trabalhar de modo a fazer com que as crianças compreendam a função social da leitura e sua utilidade no seu contexto sociocultural para que o ato de ler se torne indispensável em sua vida. Diante da importância dessa temática “Leitura: formação de leitores nos anos iniciais do Ensino Fundamental”, esse estudo será desenvolvido em escolas da rede pública Estadual e Municipal da cidade de Uruaçu/GO, tais como a Escola Municipal Enéas Fernandes de Carvalho, Escola Municipal Professora Lastênia Fernandes de Carvalho e Escola Estadual Dom Prada, tendo como objeto de pesquisa e observação os alunos do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental das turmas matutino e vespertino. O objetivo principal deste estudo é compreender quais são os estímulos que contribuem para o desenvolvimento da leitura nos primeiros anos do Ensino 10 Fundamental. Além disso, pretende-se alcançar alguns objetivos específicos como verificar o papel da escola na aprendizagem da leitura e formação de leitores; identificar as possibilidades de transformar a leitura em hábito para o aluno, tanto na escola como no ambiente familiar e se a leitura proporciona ao leitor o desenvolvimento da criatividade e imaginação, contribuindo para compreensão da realidade social na qual está inserido e compreender a importância da leitura como forma de ampliar o vocabulário dos alunos, analisando como tem sido a prática da leitura nas unidades escolares e na família.
Abstract: Training readers is, today, a major challenge for schools. The great emphasis on reading is due to the fact that it is fundamental for the student's entire academic development, in addition to being one of the main tools for interpreting facts from the student's socio-cultural context. Through reading, the student can interact with the world of information, gradually building their own knowledge, as this puts the child in contact with the literate world. Making children develop the habit and taste for reading, understanding its importance in a literate society, becomes a very complex process for teachers, who, in most cases, are not prepared for student failure. The difficulty in mastering reading lies not only in deciphering ideas, but also in understanding and recreating them. In Basic Education, specifically in the early years of Elementary School, there seems to actually be a concern regarding mastering texts and putting children in contact with different types of texts that are present in everyday life. Therefore, reading seems to have no meaning for students, it becomes boring and unmotivated, perhaps due to the way it is presented. Therefore, it becomes urgent and necessary to work to make children understand the social function of reading and its usefulness in their sociocultural context so that the act of reading becomes indispensable in their lives. Given the importance of this theme “Reading: training readers in the early years of Elementary School”, this study will be developed in State and Municipal public schools in the city of Uruaçu/GO, such as Escola Municipal Enéas Fernandes de Carvalho, Escola Municipal Professor Lastênia Fernandes de Carvalho and Escola Estadual Dom Prada, with the object of research and observation being students in the 3rd and 4th year of Elementary School in the morning and afternoon classes. The main objective of this study is to understand what stimuli contribute to the development of reading in the first years of education Fundamental. Furthermore, we intend to achieve some specific objectives such as verifying the role of the school in learning to read and training readers
Keywords: Leitura
Formação do leitor
O papel do professor
Leitura na família
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Campus Norte - Sede - Uruacu
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: MARTINS, Joceliete Vicentini Alves. Leitura: a formação de leitores nos anos iniciais do ensino fundamental. 2012. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás, Uruaçu - GO.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/2697
Issue Date: 20-Nov-2012
Appears in Collections:Pedagogia / Uruaçu - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG37 - 0246-2012.pdfMG37 - 0246-2012896.01 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.