???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/2746
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Família e escola: espaço da cidadania e aprendizagem das crianças provenientes de famílias em situação de vulnerabilidade social
???metadata.dc.creator???: Araujo, Jaqueline Ribeiro
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Ramos, Sandra Gomes
???metadata.dc.description.resumo???: O trabalho a ser apresentado é uma analise que procura discutir a relação família e escola no processo de aprendizagem das crianças provenientes de famílias em situação de vulnerabilidade social. Nesse estudo, é feito uma discussão entre atribuições da família e da escola e a contribuição dos programas sociais, no caso o bolsa família, para a melhoria da renda familiar e do ensino aprendizagem das crianças. A escolha do tema ocorreu mediante a fala e observação de alguns docentes sobre o fato de que as crianças que são acompanhadas em suas atividades escolares pela sua família, principalmente as que estão em situação de vulnerabilidade social, têm melhor desempenho escolar no processo ensino aprendizagem. Neste sentido, foi escolhido como foco desse estudo as famílias e crianças provenientes de situação de vulnerabilidade social. E para isso contou-se com um referencial teórico que fundamentou o processo de construção deste trabalho. O primeiro capítulo discutirá a questão da família como instituição promovedora de bem-estar na vida da criança mais especificamente no processo de socialização e aprendizagem, no qual serão analisadas as famílias em situação de vulnerabilidade social e a escola como espaço de cidadania, socialização e transmissão do conhecimento. O segundo capítulo tratará do tema família como a responsável pela educação da criança, analisando o ponto de vista da lei e abordando as atribuições da família para com a educação das crianças. Também falará da instituição escolar como parte da educação da criança, fazendo-se assim uma analise da lei, que assegura às crianças seus direitos no processo educacional. Este capítulo faz uma análise dos programas sociais que passaram a ter como prioridade as famílias, abordando os programas de transferência de renda no caso o Bolsa Família como um aliado e apoio as famílias no processo educacional das crianças. O terceiro capítulo discutirá a relação da escola com as famílias em situação de vulnerabilidade social, fazendo assim uma consideração das crianças em situação de vulnerabilidade e seu aprendizado na escola. Será averiguada a contribuição do programa Bolsa Família para permanência e aprendizado das crianças na escola. Desse modo o trabalho conta com uma pesquisa de cunho qualitativo que foi realizada nas escolas municipais de São Luiz do Norte-GO. Este trabalho é importante, pois escola e família devem estar juntas no processo de aprendizagem da criança. Sendo que as crianças em situação de vulnerabilidade necessitam de atenção e proteção de seus direitos que devem ser respeitados durante o processo educacional e por toda a vida
Abstract: The work to be presented is an analysis that seeks to discuss the relationship between family and school in the learning process of children from families in situations of social vulnerability. In this study, a discussion is made between the responsibilities of the family and the school and the contribution of social programs, in this case Bolsa Família, to improving family income and children's teaching and learning. The choice of the theme occurred through the speech and observation of some teachers about the fact that children who are accompanied in their school activities by their families, especially those who are in socially vulnerable situations, have better academic performance in the teaching-learning process. In this sense, families and children from socially vulnerable situations were chosen as the focus of this study. And for this, we relied on a theoretical framework that supported the construction process of this work. The first chapter will discuss the issue of the family as an institution that promotes well-being in the child's life, more specifically in the process of socialization and learning, in which families in situations of social vulnerability and the school as a space for citizenship, socialization and transmission will be analyzed. of knowledge. The second chapter will deal with the theme of the family as responsible for the child's education, analyzing the point of view of the law and addressing the family's responsibilities for the education of children. It will also talk about the school institution as part of a child's education, thus analyzing the law, which guarantees children their rights in the educational process. This chapter analyzes the social programs that now prioritize families, addressing income transfer programs, in this case Bolsa Família, as an ally and support for families in the children's educational process. The third chapter will discuss the school's relationship with families in situations of social vulnerability, thus considering children in vulnerable situations and their learning at school.
Keywords: Relação escola-família
Processo de aprendizagem
Socialização
Interação
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Campus Norte - Sede - Uruacu
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: ARAUJO, Jaqueline Ribeiro. Família e escola: espaço da cidadania e aprendizagem das crianças provenientes de famílias em situação de vulnerabilidade social. 2013. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás, Uruaçu - GO.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/2746
Issue Date: 18-Dec-2013
Appears in Collections:Pedagogia / Uruaçu - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG37 - 0259-2013.pdfMG37 - 0259-2013331.44 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.