???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/2783
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Contos de fadas na aprendizagem: parceria de sucesso
???metadata.dc.creator???: Azevedo, Elizete Pereira de
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Júlio, Ângela Cristina
???metadata.dc.description.resumo???: A proposta deste TCC Contos de Fadas na Aprendizagem está pautada na realização de uma pesquisa sobre a importância dos contos de fadas, e sua relação na construção de cultura e valores, e com o desenvolvimento cognitivo da criança, auxiliando, então, o processo de ensino aprendizagem dos alunos das séries iniciais. A opção pelo tema deu-se pelo fato de que os Contos Clássicos, e outros elementos da Literatura Infantil, foram por muito tempo tratados como um gênero menor e vistos apenas como uma forma de entretenimento para criança, mas os mesmos vão muito além disso, já que os temas por eles desenvolvidos são bastante significativos para o desenvolvimento da aprendizagem da criança. Desta forma, é fundamental que os educadores incluam em sua metodologia a contação de histórias em sala de aula e recomendar às crianças livros direcionados às preferências delas, estimulando-as a adentrar esse fascinante universo. Logo, o objetivo principal deste trabalho é realizar um estudo sobre os contos de fadas desde o seu surgimento, assim como sua evolução ao longo do tempo; fazendo uma análise de como eles contribuem com o desenvolvimento cognitivo, psicológico e social das crianças, buscando também discutir a importância das escolas despertarem no aluno o gosto pela literatura, com o intuito de se formar uma futura sociedade que prezará o hábito da leitura. A metodologia adotada para o desenvolvimento do trabalho foi a pesquisa bibliográfica, aliada à realização de pesquisa de campo e desenvolvimento de projeto.
Abstract: The proposal of this TCC Fairy Tales in Learning is based on carrying out research on the importance of fairy tales, and their relationship in the construction of culture and values, and with the child's cognitive development, thus helping the teaching process learning of students in the initial grades. The choice for the theme was due to the fact that Classical Tales, and other elements of Children's Literature, were for a long time treated as a minor genre and seen only as a form of entertainment for children, but they go much further than that, since the themes they develop are quite significant for the child’s learning development. Therefore, it is essential that educators include storytelling in the classroom in their methodology and recommend books to children tailored to their preferences, encouraging them to enter this fascinating universe. Therefore, the main objective of this work is to carry out a study on fairy tales since their emergence, as well as their evolution over time; making an analysis of how they contribute to the cognitive, psychological and social development of children, also seeking to discuss the importance of schools awakening in students a taste for literature, with the aim of forming a future society that will value the habit of reading. The methodology adopted to develop the work was bibliographical research, combined with field research and project development.
Keywords: Contos de Fadas
Aprendizagem
Leitura
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Campus Norte - Sede - Uruacu
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: AZEVEDO, Elizete Pereira de. Contos de fadas na aprendizagem: parceria de sucesso. 2014. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás, Uruaçu - GO.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/2783
Issue Date: 18-Dec-2014
Appears in Collections:Pedagogia / Uruaçu - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG37 - 0278-2014.pdfMG37 - 0278-20141.32 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.