???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/2789
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A sexualidade infantil à luz da teoria freudiana e a compreensão da temática no trabalho pedagógico de unidades de educação infantil de Uruaçu
???metadata.dc.creator???: Xavier, Pedro Ulisses
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Lima, Mere Tomé Ferreira
???metadata.dc.description.resumo???: Com um caráter qualitativo e exploratório o projeto monográfico a seguir, tem como finalidade pontuar a sexualidade infantil sem as barreiras culturais e sociais a que são impostas, bem como sua abordagem no contexto educacional. Pretende-se atentar para as especificidades a qual a criança está sujeita, no tocante à sua sexualidade, visto que essa é algo inerente ao ser humano e o acompanha desde seu nascimento. A pesquisa contempla uma base teórica que se ancora nos estudos de Sigmund Freud, especificadamente em sua célebre obra “Três ensaios sobre a teoria da sexualidade de 1905”, a qual veio iluminar a compreensão da sexualidade da criança. Há um enfoque também na relevância da formação e capacitação do docente para a atuação nesta área, bem como a participação da família. Buscando averiguar o trabalho e o olhar pedagógico que educadores de unidade de educação infantil lançam à sexualidade da criança, foi realizada uma pesquisa de campo. Como elementos dessa pesquisa foram construídos instrumentos de coleta de dados em forma de questionários abertos e observação em campo. Os dados levantados através da observação tiveram grande relevância para as análises, que intenta mostrar as abordagens da orientação sexual no contexto educacional e familiar. Nesta perspectiva ressalta-se que a sexualidade infantil ainda encontra grandes barreiras nos espaços escolares e em nossa sociedade em geral. São muitos desafios a serem enfrentados pelos futuros profissionais da educação, porém, com uma capacitação adequada, tornar-se-ão aptos a contribuir para que os educandos tenham uma formação livre de resistências e preconceitos.
Abstract: With a qualitative and exploratory nature, the following monographic project aims to highlight child sexuality without the cultural and social barriers to which they are imposed, as well as its approach in the educational context. The aim is to pay attention to the specificities to which the child is subject, regarding their sexuality, since this is something inherent to the human being and has accompanied him since birth. The research includes a theoretical basis that is anchored in the studies of Sigmund Freud, specifically in his famous work “Three essays on the theory of sexuality of 1905”, which illuminated the understanding of children's sexuality. There is also a focus on the relevance of teacher training and training to work in this area, as well as family participation. Seeking to investigate the work and pedagogical perspective that early childhood education unit educators take on children's sexuality, field research was carried out. As elements of this research, data collection instruments were constructed in the form of open questionnaires and field observation. The data collected through observation had great relevance for the analyses, which attempt to show approaches to sexual orientation in the educational and family context. From this perspective, it is highlighted that child sexuality still faces major barriers in school spaces and in our society in general. There are many challenges to be faced by future education professionals, however, with adequate training, they will be able to contribute to students' training free from resistance and prejudice.
Keywords: Sexualidade infantil
Escola
Família
Educação sexual
Criança
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Campus Norte - Sede - Uruacu
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: XAVIER, Pedro Ulisses. A sexualidade infantil à luz da teoria freudiana e a compreensão da temática no trabalho pedagógico de unidades de educação infantil de Uruaçu. 2014. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás, Uruaçu - GO.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/2789
Issue Date: 18-Dec-2014
Appears in Collections:Pedagogia / Uruaçu - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG37 - 0284-2014.pdfMG37 - 0284-2014296.77 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.