???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/2820
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Os jogos e as brincadeiras no processo do desenvolvimento infantil
???metadata.dc.creator???: Almeida, Franciele Arruda de
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Júlio, Ângela Cristina
???metadata.dc.description.resumo???: As atividades lúdicas são fundamentais para facilitar a aprendizagem na Educação Infantil. Partindo desse pressuposto, este estudo foi desenvolvido com o objetivo de compreender como as atividades lúdicas podem contribuir para a melhoria da aprendizagem, uma vez que esta etapa da trajetória acadêmica do aluno é fundamental para o desenvolvimento de todas as suas potencialidades. A metodologia utilizada para realização deste trabalho foi pesquisa bibliográfica do tipo descritiva exploratória e pesquisa de campo. Através da pesquisa bibliográfica foi possível construir um referencial teórico consistente sob os diferentes enfoques de vários educadores. Este estudo teve como escola campo a Centro Municipal de Educação Casinha Feliz, localizada na cidade de Uruaçu/GO, através da observação da prática pedagógica dos educadores das classes da Educação Infantil, com o objetivo de responder ao questionamento: como as atividades lúdicas podem contribuir para a aprendizagem? Para coleta de dados foi utilizado um questionário semi-estruturado que foi aplicado aos professores da escola campo. No estudo, ficou claro que as atividades lúdicas são imprescindíveis para facilitar a construção do conhecimento do aluno, tendo em vista que brincar faz parte da vida da criança e representa situações de desafio para a construção de novos conhecimentos.
Abstract: Playful activities are essential to facilitate learning in Early Childhood Education. Based on this assumption, this study was developed with the aim of understanding how playful activities can contribute to improving learning, since this stage of the student's academic trajectory is fundamental for the development of all their potential. The methodology used to carry out this work was bibliographic research of the exploratory descriptive type and field research. Through bibliographic research it was possible to build a consistent theoretical framework under the different approaches of various educators. This study had the Casinha Feliz Municipal Education Center as a field school, located in the city of Uruaçu/GO, through observation of the pedagogical practice of educators in Early Childhood Education classes, with the aim of answering the question: how can playful activities contribute for learning? To collect data, a semi-structured questionnaire was used and was applied to teachers at the rural school. In the study, it was clear that playful activities are essential to facilitate the construction of student knowledge, considering that playing is part of a child's life and represents challenging situations for the construction of new knowledge.
Keywords: Atividades lúdicas
Brinquedo
Conhecimento
Aprendizagem
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Campus Norte - Sede - Uruacu
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: ALMEIDA, Franciele Arruda de. Os jogos e as brincadeiras no processo do desenvolvimento infantil. 2015. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás, Uruaçu - GO.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/2820
Issue Date: 16-Dec-2015
Appears in Collections:Pedagogia / Uruaçu - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG37 - 0315-2015.pdfMG37 - 0315-2015526.58 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.