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???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Manifestações sexuais infantis: algumas reflexões para professor da educação infantil
???metadata.dc.creator???: Araújo, Cristina Ferreira de
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Leite, Cláudia Regina Vasconcelos Bertoso
???metadata.dc.description.resumo???: A temática abordada neste estudo é a sexualidade na Educação Infantil, haja vista a dificuldade que os educadores encontram em lidar com as manifestações de sexualidade das crianças pequenas de 4 a 5 anos durante as brincadeiras, os momentos de socialização, recreação, as atividades pedagógicas e rotinas diárias. O objetivo geral que norteou as investigações é compreender como lidar com a questão da sexualidade com crianças pequenas na instituição de Educação Infantil. Espera-se, ainda, alcançar outros objetivos específicos como: averiguar a concepção do educador sobre sexualidade da criança pequena no ambiente de Educação Infantil; identificar a postura do professor diante do tratamento da temática sobre sexualidade nesta etapa de ensino e analisar se os professores se consideram capacitados para trabalhar sobre esse tema com as crianças desta faixa etária. Por fim, constituir uma discussão teórica que fundamente uma orientação ao professor dessa etapa educativa. A metodologia adotada na elaboração do mesmo foi a pesquisa de abordagem qualitativa do tipo descritiva. A pesquisa bibliográfica foi essencial para construção de um referencial teórico consistente e posteriormente, analisar os dados coletados na pesquisa de campo confrontando a teoria encontrada na literatura com a realidade apreendida nos CMEI – Centros Municipais de Educação Infantil do Município de Uruaçu – GO. Como campo de pesquisa foram escolhidas três instituições de Educação Infantil públicas. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário com perguntas abertas, aplicado aos educadores das instituições escolhidas como campo de observação. Os dados coletados foram analisados e interpretados a partir da análise de conteúdo. A relevância dessa pesquisa se deve ao fato da mesma servir de referência para os educadores que atuam neste segmento educacional, uma vez que, a maioria dos professores não se sente qualificados ou confiantes para trabalhar a orientação sexual com crianças pequenas.
Abstract: The theme addressed in this study is sexuality in Early Childhood Education, given the difficulty that educators encounter in dealing with the manifestations of sexuality in young children aged 4 to 5 during play, moments of socialization, recreation, pedagogical activities and daily routines. The general objective that guided the investigations is to understand how to deal with the issue of sexuality with young children in the Early Childhood Education institution. It is also expected to achieve other specific objectives such as: investigating the educator's conception of young children's sexuality in the Early Childhood Education environment; identify the teacher's stance when dealing with the topic of sexuality at this stage of teaching and analyze whether teachers consider themselves qualified to work on this topic with children in this age group. Finally, constitute a theoretical discussion that provides guidance to the teacher in this educational stage. The methodology adopted in preparing it was research with a qualitative, descriptive approach. Bibliographical research was essential for building a consistent theoretical framework and subsequently analyzing the data collected in field research, comparing the theory found in the literature with the reality learned in the CMEI – Municipal Centers for Early Childhood Education in the Municipality of Uruaçu – GO. As a research field, three public Early Childhood Education institutions were chosen. As a data collection instrument, a questionnaire with open questions was used, applied to educators from the institutions chosen as a field of observation. The collected data was analyzed and interpreted based on content analysis. The relevance of this research is due to the fact that it serves as a reference for educators who work in this educational segment, since the majority of teachers do not feel qualified or confident to work on sexual orientation with young children.
Keywords: Sexualidade
Educação Infantil
Professor
Criança
Orientação Sexual
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Campus Norte - Sede - Uruacu
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: ARAÚJO, Cristina Ferreira de. Manifestações sexuais infantis: algumas reflexões para professor da educação infantil. 2016. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás, Uruaçu - GO.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/2852
Issue Date: 21-Dec-2016
Appears in Collections:Pedagogia / Uruaçu - Monografia

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