???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/2857
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A indisciplina escolar desafio para o professor: uma realidade contemporânea do 5º ano ensino fundamental
???metadata.dc.creator???: Americo, Aidee Cintia Jose Toledo
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Júlio, Ângela Cristina
???metadata.dc.description.resumo???: A indisciplina na sala de aula é um problema para o professor, com o objetivo de chamar a atenção para a problemática de que ela se torna um desafio para o professor e que não existe uma receita mágica para resolução do impasse, cada professor precisa descobrir diferentes técnicas para contornar a situação, que vem sendo desfavorável para aprendizagem. O que se apresenta como justificativa para a discussão do tema é a necessidade dos docentes suscitar nos discentes descobertas através dos conteúdos que de sentido ao cotidiano dos alunos; o entrave é que o professor encontra-se perdido entre o velho e o novo sistema educacional, tradicionalista ou progressista, os mais velhos de docência possui um sentimento de saudosismo do que foi e os mais novos se sentem despreparados ou confusos entre a educação tradicional e a progressista. A metodologia utilizada procurou explorar a sala de aula do 5º ano do ensino fundamental de uma escola municipal da rede publica nos períodos matutino e vespertino tendo como foco o professor e sua ação diante a indisciplina da sala. Para isso foi escolhido como instrumento de coleta de dados e entrevista semiestruturada realizada com professores A e B. As respostas obtidas fortaleceram a ideia de que cada professor deve primeiro conhecer seus alunos para descobrir métodos eficazes com relação à indisciplina.
Abstract: Indiscipline in the classroom is a problem for the teacher, with the aim of drawing attention to the problem that it becomes a challenge for the teacher and that there is no magic recipe for resolving the impasse, each teacher needs to discover different techniques to overcome the situation, which has been unfavorable for learning. What is presented as a justification for discussing the topic is the need for teachers to awaken discoveries in students through content that gives meaning to students' daily lives; The obstacle is that the teacher finds himself lost between the old and the new educational system, traditionalist or progressive, the older ones teaching have a feeling of nostalgia for what was and the younger ones feel unprepared or confused between traditional education and the progressive. The methodology used sought to explore the 5th year elementary school classroom of a municipal public school in the morning and afternoon periods, focusing on the teacher and his action in the face of indiscipline in the classroom. For this purpose, a semi-structured interview was chosen as a data collection instrument carried out with teachers A and B. The responses obtained strengthened the idea that each teacher must first get to know their students to discover effective methods regarding indiscipline.
Keywords: Indisciplina
Aprendizagem
Formação do Professor
Aluno
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Campus Norte - Sede - Uruacu
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: AMERICO, Aidee Cintia Jose Toledo. A indisciplina escolar desafio para o professor: uma realidade contemporânea do 5º ano ensino fundamental. 2016. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás, Uruaçu - GO.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/2857
Issue Date: 21-Dec-2016
Appears in Collections:Pedagogia / Uruaçu - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG37 - 0333-2016.pdfMG37 - 0333-2016288.98 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.