???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/2892
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A indisciplina em sala de aula e os desafios que a escola encontra para solucionar esta problemática
???metadata.dc.creator???: Aragão, Suelma Coelho Dos Santos
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Tavares, Rosangela Xavier
???metadata.dc.description.resumo???: Essa pesquisa tem como objetivo principal observar e discutir a indisciplina escolar dos alunos, buscando compreender os fatores que levam a tal comportamento e assim também entender qual deve ser a melhor postura da escola e da família para enfrentar essa situação, compreendendo quais são as principais causas que levam os alunos a serem indisciplinados e de que forma o professor poderá contribuir para que isso não mais aconteça. Sendo ela um dos obstáculos para o trabalho pedagógico, comprometendo assim a aprendizagem e surgindo então diversas situações desagradáveis para todos os envolvidos, o aluno, a família e a escola. Surgindo então o questionamento de que se a transferência dos alunos vistos como indisciplinados de escola minimizaria o problema desse fenômeno ou a questão é muito mais séria exigindo uma reflexão sobre todos os envolvidos? A metodologia que foi utilizada para concretizar essa pesquisa, inicialmente foi teórica sendo utilizados autores como, Silvia Parraty-Dayan, Içami Tiba, Celso Dos S. Vasconcellos, Julio Groppa Aquino entre outros, e logo após uma pesquisa de campo realizada através de uma entrevista com coordenadores e professores de instituições escolares.
Abstract: This research's main objective is to observe and discuss students' school indiscipline, seeking to understand the factors that lead to such behavior and thus also understand what the best stance of the school and family should be to face this situation, understanding what the main causes are. that lead students to be undisciplined and how the teacher can help prevent this from happening again. It is one of the obstacles to pedagogical work, thus compromising learning and resulting in several unpleasant situations for everyone involved, the student, the family and the school. The question then arises as to whether the transfer of students seen as undisciplined from school would minimize the problem of this phenomenon or is the issue much more serious, requiring reflection on everyone involved? The methodology that was used to carry out this research was initially theoretical, using authors such as Silvia Parraty-Dayan, Içami Tiba, Celso Dos S. Vasconcellos, Julio Groppa Aquino, among others, and soon after field research carried out through an interview with coordinators and teachers from school institutions.
Keywords: Indisciplina
Alunos
Professores
Escola
Família
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Campus Norte - Sede - Uruacu
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: ARAGÃO, Suelma Coelho Dos Santos. A indisciplina em sala de aula e os desafios que a escola encontra para solucionar esta problemática. 2017. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás, Uruaçu - GO.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/2892
Issue Date: 7-Dec-2017
Appears in Collections:Pedagogia / Uruaçu - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG37 - 0359-2017.pdfMG37 - 0359-2017413.79 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.