???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/2905
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Relações étnico raciais na educação infantil e fundamental na Escola Municipal Vilanir: o magistério e o enfrentamento do racismo e discriminação na escola
???metadata.dc.creator???: Morais, Gleiziele Leite de
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Mendes, Neilson Silva
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com os professores da Escola Municipal Vilanir de Alencar Camapum na cidade de Uruaçu-GO. Os docentes entrevistados trabalham na Educação Infantil e no Ensino Fundamental primeira fase. O objetivo deste trabalho foi conhecer o que pensam os professores em relação a Lei 10.639/03 e como eles trabalham as questões étnico raciais no cotidiano escolar. A pesquisa se desenvolveu através de questionário dialogado, voluntário e anônimo. A análise dos dados, foi com base em Cavalleiro (2009), Munanga (2005), entre outros. Tendo como resultado que os professores desta instituição apresenta um conhecimento muito superficial dos docentes quanto a essa temática, apontando a necessidade de investir na formação de professores para a efetivação de um ensino que vise à igualdade social.
Abstract: This work presents the results of a survey carried out with teachers at Escola Municipal Vilanir de Alencar Camapum in the city of Uruaçu-GO. The teachers interviewed work in Early Childhood Education and the first phase of Elementary Education. The objective of this work was to understand what teachers think in relation to Law 10,639/03 and how they deal with ethnic-racial issues in everyday school life. The research was carried out through a dialogued, voluntary and anonymous questionnaire. Data analysis was based on Cavalleiro (2009), Munanga (2005), among others. As a result, teachers at this institution have very superficial knowledge of teachers regarding this topic, pointing to the need to invest in teacher training to implement teaching that aims at social equality.
Keywords: Preconceito
Docentes
Relações étnico-raciais
Discriminação
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Campus Norte - Sede - Uruacu
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: MORAIS, Gleiziele Leite de. Relações étnico raciais na educação infantil e fundamental na Escola Municipal Vilanir: o magistério e o enfrentamento do racismo e discriminação na escola. 2017. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás, Uruaçu - GO.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/2905
Issue Date: 7-Dec-2017
Appears in Collections:Pedagogia / Uruaçu - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG37 - 0372-2017.pdfMG37 - 0372-2017421.81 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.