???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/2925
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Manifestações e Interpretações de Comportamentos Agressivos na Infância
???metadata.dc.creator???: Salgado, Lorena de Oliveira
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Leite, Cláudia Regina Vasconcelos Bertoso
???metadata.dc.description.resumo???: Essa pesquisa sobre manifestações e interpretações de comportamentos agressivos na infância teve como problemática os comportamentos agressivos que acontecem durante a infância e em ambientes como a família e a Instituição de Educação Infantil, para isto, a pesquisa tem como objetivo compreender e interpretar os conceitos e origens de tais comportamentos, a relevância da participação da família e da Instituição de Educação Infantil no desenvolvimento da criança pequena, assim como a integração entre ambas. Para alcançar esse objetivo utilizou-se como metodologia de pesquisa qualitativa, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa campo. A pesquisa bibliográfica contou com autores da psicanálise e da educação, tais como Winnicott (2008), sendo complementado pela visão dos autores Gagliotto, Berté e Vale (2005), Vilhena (2002), Rodrigues (2005), Tremblay (2010), Schultz (2005) Dias e Conceição (2012/2013) e os documentos que regulamentam a educação: Brasil (2013), Brasil (1996) e Brasil (1998). A pesquisa de campo utilizou-se da coleta e análise de dados de um caso específico. O principal instrumento de coleta de dados foi a entrevista, e, secundariamente os registros da observação de estágio. Ao final, a pesquisa aponta que a infância é uma fase, complexa e que requer da família e da Instituição de Educação Infantil uma visão clara dos comportamentos instintivos da criança, para então serem mediadores entre a criança e sua sequência de maturação emocional, auxiliando o bebê e a criança pequena em sua necessidade por apoio, afeto e limites.
Abstract: This research on manifestations and interpretations of aggressive behaviors in childhood had as its problematic the aggressive behaviors that occur during childhood and in environments such as the family and the Early Childhood Education Institution. For this, the research aims to understand and interpret the concepts and origins of such behaviors, the relevance of the participation of the family and the Early Childhood Education Institution in the development of the young child, as well as the integration between the two. To achieve this objective, bibliographical research and field research were used as qualitative research methodology. The bibliographic research included authors from psychoanalysis and education, such as Winnicott (2008), being complemented by the vision of the authors Gagliotto, Berté and Vale (2005), Vilhena (2002), Rodrigues (2005), Tremblay (2010), Schultz (2005) Dias and Conceição (2012/2013) and the documents that regulate education: Brazil (2013), Brazil (1996) and Brazil (1998). Field research used the collection and analysis of data from a specific case. The main data collection instrument was the interview, and, secondarily, the internship observation records. In the end, the research points out that childhood is a complex phase that requires the family and the Early Childhood Education Institution to have a clear vision of the child's instinctive behaviors, in order to then be mediators between the child and his emotional maturation sequence, helping the baby and young child in their need for support, affection and limits.
Keywords: Comportamentos Agressivos
Instituição de Educação Infantil
Família
Infância
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Campus Norte - Sede - Uruacu
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: SALGADO, Lorena de Oliveira. Manifestações e Interpretações de Comportamentos Agressivos na Infância. 2018. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás, Uruaçu - GO.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/2925
Issue Date: 20-Dec-2018
Appears in Collections:Pedagogia / Uruaçu - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG37 - 0388-2018.pdfMG37 - 0388-2018509.12 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.