???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/2939
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Indisciplina no Ambiente Escolar de 1° ao 5° do Ensino Fundamental: A Relação entre as Múltiplas Formas de Indisciplina e o Ensinar e Aprender na Escola
???metadata.dc.creator???: Xavier, Daisy Caroliny Moreira Sabbag
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Mendes, Neilson Silva
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa visa investigar as múltiplas formas da indisciplina no ambiente escolar da primeira fase do ensino fundamental. Fizemos inicialmente um levantamento bibliográfico de alguns autores como: Vasconcelos, Sampaio, Rocha, Libâneo, Ildeu, Trangtemberg dentre outros sobre suas perspectivas e sobre esse fenômeno que integra as escolas na sociedade contemporânea. Para contribuir com a investigação foi escolhida a metodologia grupo focal com cinco professoras do ensino básico de uma mesma escola (Escola Estadual Filomeno Luiz de França). A entrevista durou cerca de 2h30min e os resultados obtidos na entrevista indicaram que o conceito de indisciplina não é estático e sofre variação, cada professora apontou os tipos de indisciplina e suas causas, assim a pesquisa norteou o início da pesquisa. Algumas causas analisadas da indisciplina foram a família, miséria cultural e burocracia. E os tipos mais comuns de indisciplina são: o aluno bagunceiro, que chega na escola sem uniforme, não cumpre as regras, pais que não cumprem seu papel dentre outros. Conclui-se que a indisciplina engloba a esfera escolar e a mesma não pode ser superada em sua totalidade visto que não existe apenas uma causa, e sim múltiplas causas que geram esse fenômeno dentro e fora da sala de aula. Dessa forma, faz-se necessário pesquisar a causa para assim tentar uma tratativa para superá-la e entender que o conceito de indisciplina não está relacionado apenas ao aluno que não cumpre as regras, mas que é essencial para identificar os tipos de indisciplina.
Abstract: The present research aims to investigate the multiple forms of indiscipline in the school environment of the first phase of elementary school. We did initially a bibliographical survey of some authors such as: Vasconcelos, Sampaio, Rocha, Libâneo, Ildeu, Trangtemberg and others about their perspectives and about this phenomenon that integrates schools in contemporary society. In order to contribute to the research, the focus group methodology was chosen with five elementary school teachers from the same school (State School Filomeno Luiz de França). The interview lasted about 2h30min and the results obtained in the interview indicated that the concept of indiscipline is not static and suffers variation, each teacher pointed out the types of indiscipline and its causes, so the research guided the beginning of the research. Some analyzed causes of indiscipline were family, cultural misery and bureaucracy. And the most common types of indiscipline are: the messy student, who arrives at school without a uniform, does not follow the rules, parents who do not fulfill their role among others. It is concluded that indiscipline encompasses the school sphere and it can not be overcome in its totality since there is not only one cause, but multiple causes that generate this phenomenon inside and outside the classroom. Thus, it is necessary to investigate the cause in order to attempt a negotiation to overcome it and to understand that the concept of indiscipline is not related only to the student who does not follow the rules, but who is essential to identify the types of indiscipline.
Keywords: Indisciplina
Ambiente escolar
Múltiplas formas
Indiscipline
School environment
Multiple shapes
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Campus Norte - Sede - Uruacu
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: XAVIER, Daisy Caroliny Moreira Sabbag. Indisciplina no Ambiente Escolar de 1° ao 5° do Ensino Fundamental: A Relação entre as Múltiplas Formas de Indisciplina e o Ensinar e Aprender na Escola. 2018. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás, Uruaçu - GO.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/2939
Issue Date: 20-Dec-2018
Appears in Collections:Pedagogia / Uruaçu - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG37 - 0396-2018.pdfMG37 - 0396-20181.29 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.