???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/2941
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O planetário: espaço de ciências para a construção do conhecimento de acadêmicos do curso de pedagogia
???metadata.dc.creator???: Rufino, Tatiane Vieira
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Araújo, Gizelda Rodrigues de
???metadata.dc.description.resumo???: O trabalho versa sobre os desafios decorrentes na formação de conhecimentos de acadêmicos do curso de Licenciatura em Pedagogia, visando o ensino de Ciências Naturais, especificamente na área do ensino da Astronomia e analisar a compreensão dos temas inerentes à astronomia e cartografia pelos acadêmicos do 4º ano de Pedagogia da UEG/Uruaçu. Sublinha ainda sobre o uso do Planetário como espaço não formal de ensino para contribuir na busca de conhecimentos e desmistificação de conteúdos dessa área. Para comprovar a teoria estudada foi realizada uma pesquisa de campo na Universidade Estadual de Goiás, Campus Uruaçu, para saber se a visita ao Planetário realmente contribui na formação do conhecimento de acadêmicos. E uma pesquisa bibliográfica contemplando o arcabouço teórico de alguns teóricos, tais como: GOHN( 2014), que faz uma abordagem sobre os espaços não formais, RIDPATH( 2006), que ressalta sobre a história dos planetários, MARTINS( 2009), que fala sobre a importância e utilização dos planetários e COUPER E HENBEST( 2009 ), que aponta sobre como começou o estudo da astronomia e sua importância para nossa vida. Para tanto, partiu- se do seguinte questionamento: O Planetário oferece condições para desmitificar o elevado nível de abstração que tais conteúdos exigem para ser compreendidos?
Abstract: The work deals with the challenges arising in the formation of knowledge of academics in the Pedagogy Degree course, aiming at teaching Natural Sciences, specifically in the area of ​​Astronomy teaching and analyzing the understanding of themes inherent to astronomy and cartography by 4th year academics of Pedagogy at UEG/Uruaçu. It also highlights the use of the Planetarium as a non-formal teaching space to contribute to the search for knowledge and demystification of content in this area. To prove the theory studied, field research was carried out at the State University of Goiás, Campus Uruaçu, to find out whether visiting the Planetarium really contributes to the formation of knowledge among academics. And a bibliographical research contemplating the theoretical framework of some theorists, such as: GOHN( 2014), which takes an approach to non-formal spaces, RIDPATH( 2006), which highlights the history of planetariums, MARTINS( 2009), which talks about on the importance and use of planetariums and COUPER E HENBEST (2009), which points out how the study of astronomy began and its importance for our lives. To this end, we started with the following question: Does the Planetarium offer conditions to demystify the high level of abstraction that such content requires to be understood?
Keywords: Planetário
Ensino
Pedagogia
Astronomia
Espaços não formais
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Campus Norte - Sede - Uruacu
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: RUFINO, Tatiane Vieira. O planetário: espaço de ciências para a construção do conhecimento de acadêmicos do curso de pedagogia. 2018. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás, Uruaçu - GO.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/2941
Issue Date: 20-Dec-2018
Appears in Collections:Pedagogia / Uruaçu - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG37 - 0397-2018.pdfMG37 - 0397-20181 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.