???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/2981
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A necessidade de formação para a cuidadora/babá na contemporaneidade: possibilidade profissional para o pedagogo?
???metadata.dc.creator???: Santana, Júlia Silva
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Tavares, Rosangela Xavier
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa tem como objetivo apresentar um estudo sobre o trabalho da cuidadora de crianças como possibilidade profissional para o pedagogo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, constituída por um relato de experiência em condição colaborativa. Para coleta de dados foi realizada uma entrevista. Diante da limitação profissional do pedagogo, uma vez que o mercado de trabalho no contexto atual se encontra escasso também para este profissional, daí a necessidade de se pensar possíveis caminhos desse profissional fora do espaço escolar. O estudo teve como suporte o conjunto de ideias e pensamentos dos teóricos Piaget (1973), Winnicott (1983), Cury (2003), Vygotsky (2007), Tiba (2008/2012) cuja linha de raciocínio contribui para o desenvolvimento pleno da criança. Foi analisada a ligação da tarefa de educar e cuidar em uma rotina como processo de integração. O resultado evidencia que apesar dos avanços conquistados, existem algumas dificuldades que interferem para que o trabalho de cuidadora seja uma possibilidade profissional para o pedagogo.
Abstract: The present research aims to present a study on the work of childcare as a professional possibility for the pedagogue. This is a qualitative research, consisting of an experience report in a collaborative condition. An interview was carried out to collect data. Given the professional limitations of the pedagogue, since the job market in the current context is also scarce for this professional, hence the need to think about possible paths for this professional outside the school space. The study was supported by the set of ideas and thoughts of theorists Piaget (1973), Winnicott (1983), Cury (2003), Vygotsky (2007), Tiba (2008/2012) whose line of reasoning contributes to the full development of the child . The connection between the task of educating and caring in a routine was analyzed as an integration process. The result shows that despite the advances achieved, there are some difficulties that interfere with the work of a caregiver being a professional possibility for the pedagogue.
Keywords: Cuidadora
Educar
Família
Pedagogo
Profissional
Possibilidade
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Campus Norte - Sede - Uruacu
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: SANTANA, Júlia Silva. A necessidade de formação para a cuidadora/babá na contemporaneidade: possibilidade profissional para o pedagogo?. 2019. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás, Uruaçu - GO.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/2981
Issue Date: 18-Dec-2019
Appears in Collections:Pedagogia / Uruaçu - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG37 - 0409-2019.pdfMG37 - 0409-2019663.59 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.